Mapa do Compliance traça o perfil dos profissionais brasileiros que atuam na área

Marcio El Kalay, sócio e head de Marketing da LEC

Mulheres já representam quase metade dos profissionais; Negros, LGBTQIA+ e PCDs também registram maior participação na área, de acordo com Anuário Compliance ON TOP 2021

Profissional jovem, com média de 40 anos, atuando há cerca de 10 anos na área, sendo pouco mais da metade formado em Direito. Este é o perfil geral do profissional de compliance brasileiro, de acordo com o Anuário Compliance ON TOP 2021, que chega à sua quarta edição, idealizado pela Legal, Ethics, Compliance (LEC) e pela VITTORE Partners, consultoria para contratação de executivos na área. A publicação foi lançada em dezembro, em São Paulo, em evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre as principais lideranças e executivos do setor. 

Além do perfil deste profissional, o Anuário ON TOP 2021 identificou o crescimento das equipes nas grandes empresas, saindo de um ou dois integrantes e chegando a até sete profissionais. Em relação às mulheres, elas já representam 45% dos profissionais e estão cada vez mais assumindo posições de liderança. Já os grupos sociais minoritários também tiveram crescimento. Considerando as respostas de empresas, consultorias e escritórios de advocacia, negros representam 43,5% (ante os 19%, em 2020), LGBTQIA+ 39,1% (contra 20,1%, em 2020) e PCDs 20,6% (em 2020 eram 9,9%).

Em relação à agenda ESG, o Anuário aponta o envolvimento do compliance com temas ambientais, porém não lidera o processo de diversidade e inclusão nas companhias. Outro dado interessante é que o mercado de saúde, incluindo indústrias farmacêuticas e hospitais, foi o setor que mais demandou serviços em 2021. Investigações internas – seja para questões relacionadas a fraudes, conflitos de interesse ou mesmo em relação a casos de assédio – foi a atividade a que os clientes mais recorreram.

“Reconhecido pelo mercado como o Mapa do Compliance no Brasil, o Anuário Compliance ON TOP traz um panorama geral de como a atividade é exercida hoje, em busca de tornar o debate público, gerando avanços para a atividade. Essa edição mostra o quanto a pluralidade dos profissionais está sendo reconhecida em nosso setor”, explicou Marcio El Kalay, sócio e head de Marketing da LEC.

Atributos das lideranças

Uma das atrações do evento, Nalbert Bitencourt, ex-atleta de voleibol de quadra e de praia e atualmente comentarista dos canais Globo, ministrou a palestra “A Jornada de Um Líder”, compartilhando os itens essenciais que o tornaram um líder de sucesso e que podem ser aplicados ao profissional de compliance, como paixão, busca da excelência, liderança e obstinação. No entanto, para tudo isso é necessário ter disciplina: “Aprendi desde cedo que, na vida de um atleta, se não tiver disciplina, já era. Disciplina deve estar acima de tudo, pois é o que liga nossos objetivos às nossas realizações”, destacou.

“Nosso objetivo com este evento é reunir os maiores profissionais de compliance do Brasil e que seja uma confraternização. O Anuário não nasceu perfeito, e talvez nunca seja. Ele nasceu para dar mais visibilidade a todos os profissionais e mais transparência nas relações de negócios, com o intuito de atrair mais profissionais para esse mercado. A partir de 2022, inclusive, teremos também os profissionais de Proteção de Dados e Privacidade do Brasil”, finalizou Raul Cury Neto, sócio da VITTORE Partners.

A pesquisa do Compliance ON TOP 2021 recebeu respostas de 435 profissionais, entre gestores e líderes da área de compliance de empresas, sócios de compliance em escritórios de advocacia e sócios e diretores de consultorias especializadas, que também elegeram os 40 profissionais do setor mais admirados do Brasil. 

Para ter acesso ao Anuário Compliance ON TOP 2021, bem como conhecer os 40 profissionais mais admirados, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *