LWSA implanta projetos de seu Relatório de Sustentabilidade e avança na agenda ESG

Empresa pretende atingir metas de igualdade de gênero, educação de qualidade, compliance sobre a cadeia de fornecimento e neutralização das emissões de carbono até 2030

A LWSA, um ecossistema de soluções digitais para empresas, segue com passos significativos em ESG, sigla em inglês para iniciativas ambientais, sociais e de governança. A empresa estabeleceu compromissos ambiciosos e, até 2030, pretende ser uma empresa 100% carbono neutro, sem disparidades salariais entre gêneros, desenvolver educação de qualidade e mapear toda sua cadeia de fornecimento. As metas constam no Relatório de Sustentabilidade 2023, divulgado no dia 02 de setembro pela companhia.

Para avançar no pilar social, segundo Nathália Tupinambá, diretora de Pessoas, Cultura e ESG da LWSA, a empresa tem investido em uma série de ações afirmativas, com projetos internos para formação de novas lideranças. “Temos apoiado e realizado projetos de qualificação para levarmos as profissões da área de tecnologia a mulheres e jovens, com parte dessas pessoas sendo absorvidas pela empresa”, diz.

Entre os projetos de qualificação, a LWSA tem investido em programas de desenvolvimento e inclusão, como o “Quero Ser Dev” e o “Progr.Amar”, voltados para a formação de profissionais em tecnologia e a adaptação de pessoas com deficiência (PcDs) às atividades presenciais. Em 2023, a empresa realizou a primeira edição do projeto social “Conectaê”, focado na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade.

“No ano passado, realizamos a 8ª edição do Quero Ser Dev com 24 pessoas, das quais seis foram admitidas. Desde o início do programa já foram mais de 200 participantes e 75 admitidos, uma taxa de retenção de 34,7%’, afirma Nathália. Já o Progr.Amar, voltado para PCDs, formou sete colaboradores no ano passado.

Inclusão e diversidade

A companhia tem se destacado em suas políticas de inclusão e diversidade com avanços notáveis nos pilares de Mulheres e LGBTQIAPN+. Entre 2022 e 2023, a representatividade de mulheres na liderança cresceu 3,2 pontos percentuais, atingindo 39,1% da base total. Além disso, 20% dos colaboradores se identificam com alguma das siglas LGBTQIAPN+.

Estes resultados renderam à LWSA reconhecimentos importantes, como o Índice TEVA de Mulheres na Liderança e o GPTW, na categoria Mulher e LGBTQIAPN+.

“Estamos convictos de que nossa empresa melhora com equipes diversas e multidisciplinares. Apostar no capital humano faz parte do DNA da LWSA e vamos seguir investindo nos esforços para sermos cada vez mais diversos e inclusivos”, salienta Nathália.

Meio ambiente

Na área ambiental, a LWSA tem feito avanços importantes e está comprometida em se tornar carbono neutro até 2030. A empresa já tem realizado compensações com compras de crédito de carbono e, desde 2023, passou a adquirir 100% de energia renovável para abastecer o data center e a sede da companhia.

“Em 2023, avançamos na nossa estratégia climática, com nosso segundo inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), e realizamos pela primeira vez o mapeamento das emissões de escopo três”, assinala Nathália.

De acordo com a diretora, com o consumo de energia elétrica, especialmente pelo uso constante do data center próprio, as compras de energia de fonte 100% renovável para abastecer a sede e data center da empresa são fundamentais para atingir a meta de carbono neutro no tempo estimado.

Governança corporativa

No pilar de governança, a empresa coloca esforços para mapear a cadeia de fornecimento para garantir a conformidade com legislações e regulações vigentes, além de estar atenta a violações de direitos humanos ou corrupção.

“A partir de 2024, adotaremos ações específicas para monitorar nossa cadeia de fornecedores, assegurando que todos estejam alinhados com nossos valores de transparência e ética”, destaca a diretora.

A empresa está comprometida com a confidencialidade na gestão das informações de clientes e colaboradores e conta com processos estruturados para mitigar potenciais impactos negativos e gerar melhoria das parcerias com clientes.

A companhia, finaliza Nathália, também conta com código de ética e conduta e canais de denúncia para os colaboradores para mitigar possíveis impactos de violação a essas normas.

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