Rafael Caillet: CEO da Oystr
O software jurídico da legaltech tem apoiado o escritório na automatização de processos repetitivos como protocolos e extração de informações dos portais dos tribunais
Com grande experiência em contencioso bancário, o escritório de advocacia LPBK Advogados Associados, fundado em 1996, viu a demanda aumentar consideravelmente nos últimos anos. Para manter a alta performance, sem deixar de lado a qualidade das entregas, foi necessário o investimento em tecnologia. Por isso, a empresa firmou parceria com a Oystr, desenvolvedora de robôs inteligentes para a integração de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, para automatizar seus processos.
“Nossa maior dificuldade sempre foi conseguir padronizar as rotinas, ganhar eficiência e otimizar algumas atividades repetitivas e manuais”, explica Andrea Grabovski, sócia na LPBK. De acordo com a executiva, o investimento no software jurídico mostrou-se uma decisão assertiva. “Hoje nós não conseguimos mais pensar em como seria o dia a dia do escritório sem a automatização. Penso que, contrariamente àquela ideia inicial de que substituiríamos o capital humano pelos robôs, na verdade, a gente simplesmente direcionou os profissionais para funções que exigem análise subjetiva e intelectual”.
Além de automatizar as atividades de rotina do escritório, a solução da Oystr trabalha em conjunto com seu sistema de gestão, trazendo mais segurança ao processo como um todo. “A partir do momento em que temos um trabalho humano, nós temos a necessidade de estabelecer uma estrutura de compliance para auditá-lo. No entanto, quando usamos robôs de automação, é possível, ao final de cada processo, obter um relatório com os erros que aconteceram durante a execução das tarefas”, explica Andrea.
Com essas informações, a equipe também consegue criar mecanismos de auditoria robótica. “Muitas vezes, temos um robô para auditar o trabalho dos outros, o que nos permite ter 100% de segurança de que a atividade foi realizada corretamente”, continua. A redução de custos é outro destaque da ferramenta da Oystr. Com mais de 30 robôs em atuação no escritório, a executiva estima que “precisaria de uma equipe de 20 pessoas para realizar todo os processos que eles fazem com um único clique”.
Para Rafael Caillet, CEO da Oystr, a tecnologia é uma aliada estratégica no processo de melhoria da performance interna e de resultados. “Sabemos que os escritórios de advocacia possuem muitas tarefas repetitivas que podem ser otimizadas. Por isso, nossas soluções têm como objetivo principal
automatizar esses processos para que os advogados possam focar em outras demandas mais estratégicas”, afirma. “Nos orgulhamos muito de termos a LPBK Advogados Associados como parceiros, visto que podemos contribuir com a automação de suas atividades, trazendo mais agilidade, eficiência e segurança ao processo”, finaliza Caillet.