Legaltech Docket cresce com solução de busca e gestão de documentos

Pedro Roso, CEO da startup

Com o uso de Inteligência Artificial, ferramenta permite melhorar processos internos das empresas, reduzir a burocracia e aumentar a agilidade operacional

Ao mesmo tempo em que a pandemia do coronavírus trouxe perdas inesperadas para as startups, muitas encontraram uma forma de provar o quão efetiva a tecnologia pode ser nos dias de hoje. A Docket , startup que realiza a busca, pré-análise e gestão de documentos e certidões, por exemplo, obteve um crescimento expressivo em seus negócios nos últimos meses.

A legaltech, que cresce de 200 a 250% ao ano, apresenta impacto relevante, mesmo durante um período economicamente instável. Segundo Pedro Roso, CEO da startup, isso se deu por conta da transformação digital que acelerou processos com segurança e economia nas tomadas de decisão dos departamentos jurídicos. “Nosso negócio é acabar com a burocracia para as empresas que precisam dessa documentação para dar validade jurídica a uma série de operações”, explica Roso.

A plataforma da Docket dispõe de três produtos: o shopping de documentos, que permite solicitar e receber mais de 200 tipos de documentos e certidões; a pesquisa de bens, voltado para quem busca documentações relacionadas com imóveis (que possibilita realizar a pré-análise de matrículas de imóvel em menos de um minuto com precisão de 93%), e por último os alvarás e licenças, que controla vencimentos e gerencia, de forma automatizada, documentos regulatórios, com alertas de vencimentos para cada um deles.

“No caso de liberação de crédito com garantia imobiliária, por exemplo, normalmente o modelo tradicional são 15 a 20 documentos por CPF. Então, na maneira analógica, alguém precisa ir de órgão em órgão juntando essa documentação – às vezes certidões emitidas em cartórios, prefeituras, IBAMA, Tribunais de Justiça, pelo Ministério Público, entre outros – e isso leva muito tempo para obter todos os documentos”, diz o CEO. “Nosso objetivo é tirar a fricção deste relacionamento. Então, temos diversas aplicações que sustentam uma série de automações que reduzem em 80% o tempo na obtenção desses documentos. Com isso, as empresas liberam mais operações. Isso traz mais conforto, porque as pessoas ficam alocadas e entregam uma boa experiência ao cliente final”, completa Roso.

De acordo com a pesquisa feita pelo Ciclo de Hype do Gartner, grupo de pesquisa e consultoria especializado em tecnologia, 93% dos executivos entrevistados avaliam a tecnologia como sendo primordial para tornarem suas corporações competitivas, e destes, 57% empregando a Inteligência Artificial para desenvolverem novos produtos.

Recentemente a legaltech anunciou aporte de R﹩ 37 milhões em uma rodada de investimentos com participação dos fundos Kaszek, Valor Capital, Onevc, Canary e Wayra , hub de inovação aberta do grupo Telefónica no mundo e da Vivo no Brasil. A Docket trabalha com serviços da companhia via assinatura mensal e conta com clientes em diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *