JusBrasil busca difundir conteúdos jurídicos de qualidade

Luiz Paulo Pinho, cofundador da JusBrasil

Meta da empresa é tornar-se uma interface da Justiça para qualquer cidadão leigo ou profissional do Direito

Rose Crespo

Em poucos segundos, os usuários podem ter acesso a dados publicados pelos diários oficiais, artigos e decisões jurisprudenciais ou até buscar assessoria jurídica de um profissional qualificado. Para obter informações jurídicas, o cidadão comum ou advogado pode acessar o JusBrasil, uma ampla biblioteca virtual que já é consultada mensalmente por milhões de pessoas. “A empresa tem como objetivo tornar-se uma interface da Justiça para qualquer cidadão leigo ou profissional do Direito”, salienta Luiz Paulo Pinho, cofundador da JusBrasil, em entrevista concedida a Law Innovation.

A proposta da empresa é ir além do que oferta um site jurídico. Por isso, o JusBrasil elegeu duas frentes. A primeira é atuar como uma plataforma que oferece informação qualificada de qualidade e de fácil acesso. A segunda é a busca no diretório de advogados, por meio da qual o cliente pode encontrar o profissional que o ajudará a resolver problemas judiciais. “Acreditamos que nosso papel é contribuir para reduzir o justice gap, garantindo que o maior número de pessoas possa buscar defender seus direitos por meio de uma assessoria qualificada”, situa Pinho.

Embora os advogados sejam um público importante para o site, eles representam apenas 5% dos usuários. “Temos uma grande capilaridade e já somos uma referência”, afirma o entrevistado. O conteúdo é gratuito e o objetivo da iniciativa é que a população conheça seus direitos e conte com ajuda especializada se precisar recorrer à Justiça.

Segundo o cofundador, o potencial desse segmento de mercado é promissor e a JusBrasil já apresenta uma curva exponencial de crescimento. Para apoiar seus negócios, a empresa mantém três hubs de desenvolvimento localizados em Salvador (o principal), Belo Horizonte e São Paulo, além de uma filial em Lisboa.

A estratégia traçada é ampliar o portfólio de soluções e serviços: “Cada vez mais, temos entregado valor em outras áreas, com uma linha de produtos muito sólida”. Assim, são também ofertadas ferramentas para acompanhamento processual e de gestão de escritórios de advocacia.

“O setor jurídico passa por uma grande evolução e uma mudança cultural, na qual os profissionais se adaptam à realidade de um mercado cada vez mais conectado”, pondera Pinho. “Atualmente, existe um ecossistema muito forte, que tem crescido brutalmente, mas está-se diante de uma mudança de paradigmas para toda a advocacia”, conclui ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *