Cesar Orlando, CEO e fundador da Jurídico AI
Calculadora de prazos processuais, calendário digitalizado, sistemas de conversão de documentos para PDF e recursos de Inteligência Artificial são ferramentas que permitem automatizar tarefas repetitivas, elevar a eficiência e conter custos operacionais na área jurídica
Na área jurídica, um simples equívoco pode ocasionar graves consequências. Até por isso, a rotina de um advogado é marcada por desafios que exigem foco, precisão e organização. De acordo com o relatório Future Ready Lawyer 2023, da Thomson Reuters, 78% dos advogados consideram a pressão de tempo e a sobrecarga de tarefas administrativas como grandes obstáculos para sua produtividade. É justamente aí que a tecnologia entra em cena como uma aliada poderosa, com foco em contornar as dificuldades e propiciar eficiência e foco no que realmente importa.
Hoje, por meio da tecnologia, o profissional jurídico já é capaz de redigir peças em segundos, automatizar chats especializados, fortalecer o acompanhamento processual, dentre diversas outras tarefas. Além disso, diante do avanço das ferramentas, em um futuro próximo já é esperado que a tecnologia seja capaz de interpretar nuances jurídicas, sugerir estratégias com base em precedentes e até prever desfechos judiciais com alta precisão.
De acordo com Cesar Orlando, CEO e fundador da Jurídico AI, plataforma que utiliza a Inteligência Artificial para automatizar a redação de documentos relacionados à advocacia, a adoção de tecnologias simboliza hoje a automação de tarefas repetitivas, a redução de custos e a garantia de mais eficiência. “As ferramentas permitem que advogados se concentrem no que realmente importa: a estratégia jurídica e a defesa dos interesses dos clientes”, afirma.
Nesse sentido, o especialista listou quatro soluções consideradas essenciais para a otimização da prática jurídica. Confira:
- Calculadora de prazos processuais
Controlar prazos processuais é fundamental para evitar prejuízos e garantir o bom andamento dos litígios. O uso de uma calculadora de prazos automatiza o processo de verificação e acompanhamento de datas importantes, levando em conta feriados e regras específicas de cada tribunal. Vale dizer que essas ferramentas permitem a programação de lembretes e alertas automáticos. Além disso, muitas delas oferecem interfaces amigáveis e acessíveis em qualquer dispositivo, garantindo que o controle de prazos possa ser feito de forma rápida e eficiente.
“A gestão de prazos é um dos pilares do sucesso na advocacia, e a calculadora de prazos é uma ferramenta essencial para trazer mais segurança e precisão aos advogados, eliminando margens de erro e permitindo que eles se concentrem no mérito dos casos”, ressalta Cesar Orlando.
- Calendário digitalizado
Organização é a chave para evitar conflitos de horário e manter o fluxo de trabalho eficiente. Com funcionalidades como controle de compromissos, compartilhamento de agendas e integração com agendas públicas, os calendários online permitem ao advogado gerenciar de forma eficiente suas atividades e colaborar com sua equipe. “É uma solução prática para manter os prazos em dia, evitar conflitos de horários e garantir um fluxo de trabalho mais estruturado”, pontua o CEO da Jurídico AI.
- Transformando documentos em PDFs
O manuseio de documentos é uma constante na rotina jurídica. Ferramentas online para juntar, dividir, converter e comprimir arquivos em PDF facilitam a gestão de toda a papelada. A partir do uso dessas soluções, é possível converter documentos de Word e Excel para PDF, bem como extrair imagens em alta qualidade e proteger arquivos confidenciais com senhas.
O especialista aponta que o uso dessas funcionalidades reduzem a dependência de softwares complexos e pagos, aumentando a agilidade no envio e armazenamento de documentos. “A simplicidade e acessibilidade permitem que os advogados foquem nas atividades estratégicas de seus processos”, salienta.
- Inteligência Artificial
Tecnologia mais badalada do momento, a Inteligência Artificial revolucionou a maneira como os advogados produzem documentos jurídicos. Plataformas, como a própria Jurídico AI, automatizam a redação de peças processuais e a pesquisa de jurisprudências, oferecendo minutas adaptadas a cada caso com rapidez e precisão.
Além de economizar tempo, esse tipo de solução assegura que os documentos sejam elaborados com base nas últimas atualizações legislativas e jurisprudenciais do país.
Mais do que isso, o uso da IA possibilita a análise inteligente de dados processuais, identificando padrões e sugerindo estratégias com base em precedentes. O recurso facilita ainda a busca por informações específicas e automatiza tarefas complexas, como a revisão e edição de textos jurídicos.
“Nosso objetivo com a Jurídico AI é transformar a forma como os advogados trabalham, automatizando tarefas repetitivas para que eles possam focar no que realmente importa: a estratégia e a construção de soluções jurídicas sólidas para seus clientes”, conclui Cesar Orlando.