Instituto Capitalismo Consciente e inovabra habitat propõem novo olhar sobre a agenda ESG

Hugo Bethlem, chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB)

Em evento gratuito e online no dia 9 de junho, será defendida a tese de que a sigla deveria ser GSE e não ESG, tendo Governança como foco principal para garantir veracidade e transparência de todas as ações no Social e no Ambiental

Com o objetivo de se aprofundar no debate sobre a ESG e propor um novo olhar para a sigla, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), em parceria com o inovabra habitat, ambiente de coinovação do Bradesco, promoverá um evento online e gratuito no dia 9 de junho. O conteúdo será dividido em três trilhas, com duração de uma hora cada, com foco nos três temas centrais: Ecossistema Ambiental, Social e Governança.

No entanto, a trilha que dará início ao evento é a de Governança. Na visão de Hugo Bethlem, chairman do ICCB, o termo deveria ser GSE, com Governança em primeiro lugar, para garantir a veracidade, a transparência e a sustentabilidade de todas as ações no Social e, consequentemente, no Ecossistema Ambiental. Para se aprofundar no assunto, Bethlem mediará uma conversa entre Claudinei Elias (CEO e Fundador da Bravo GRC) e Silvio Genesini (conselheiro de administração da brMalls, Anima, Grupo Algar, Hortifruti e Verzani & Sandrini).

“A ampliação da consciência é o primeiro passo para a construção de uma cultura mais inclusiva e de boas práticas. Por isso entendemos que a governança é o ponto de partida dessa mudança. É fundamental pensar e agir sempre orientado para o propósito do negócio, não importando a circunstância, e acreditar no papel de ‘servir’ os stakeholders gerando oportunidades e riqueza para todos, enquanto trabalha na maximização do retorno ao acionista. É a partir dessas ações de governança que os outros pilares se estruturam dentro das companhias”, explica Bethlem.

Sustentabilidade e impacto social

O evento também contará com outros grandes speakers que falarão sobre Social e Ecossistema Ambiental, como: Marcelo Pasquini, Superintendente Executivo responsável por Sustentabilidade Corporativa no Bradesco; Rodrigo Pipponzi, diretor executivo da MOL, uma editora de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 38 milhões a dezenas de organizações sociais; Paula Fabiani, CEO do IDIS, que tem sua trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação; e Marcello Brito, Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

“Ficamos felizes em viabilizar esse encontro, em especial porque o inovabra habitat pretende continuar atraindo startups que possam contribuir com inovação sustentável e expandir o portfólio de habitantes que já atuam dessa forma.  Dar um novo olhar sobre o tema e destacar a importância da construção da consciência como principal pilar para nortear práticas ESG é essencial”, destaca a head do inovabra habitat, Renata Petrovic.

Os interessados em acompanhar o bate-papo podem se inscrever no site: https://www.sympla.com.br/esg-sob-a-otica-do-capitalismo-consciente__1224727 

AGENDA

Dia 9 de junho

Governança – 10h às 11h

Claudinei Elias (CEO da Bravo GRC) e Silvio Genesini (conselheiro emérito do ICCB) conversarão sobre a importância da construção da consciência como principal pilar para nortear práticas ESG, com mediação de Hugo Bethlem (presidente do conselho do ICCB).

Social – 15h às 16h

Painel contará com a presença de Paula Fabiani (diretoria executiva do IDIS) e Rodrigo Piponzzi (diretor executivo Editora MOL), com mediação de Daniela Garcia (diretora de operações do ICCB).

Ecossistema Ambiental – 18h às 19h

Participarão Marcello Brito (presidente do conselho diretor da Associação Brasileira do Agronegócio) e Marcelo Pasquini (Superintendente Executivo de Sustentabilidade Corporativa no Bradesco), com mediação de Dario Neto (diretor geral do ICCB).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *