Jerson Prochnow, CEO da Systax
Em meio à complexidade do sistema tributário brasileiro, a joint venture IBPTax irá auxiliar empresas com informações, coleta e organização das notas fiscais, mitigando riscos e fortalecendo os controles internos
O sistema tributário brasileiro é o mais complexo e caro do mundo. As empresas enfrentam diariamente o desafio de se enquadrar corretamente e seguir as leis e normas vigentes. Para se ter uma ideia do cenário geral, de acordo com estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cada companhia no País deve seguir 4.377 normas tributárias.
Pensando em oferecer soluções diferenciadas, o IBPT e a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a sistematizar a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas, se uniram para criar a joint venture IBPTax, que oferecerá serviços voltados ao compliance, proporcionando a identificação de inconsistências entre as tributações das compras e das vendas, segurança no acesso às informações e outras ações fundamentais relacionadas à gestão de Documentos Fiscais Eletrônicos.
O IBPTax irá reunir o conhecimento, a experiência e a estrutura das duas marcas para oferecer a empresários, diretores de empresas e profissionais da área fiscal e tributária diversas soluções eficientes para mitigar riscos com possíveis problemas tributários.
A parceria entre o IBPT e a Systax começou em 2013, com o projeto De Olho no Imposto, que atualmente atende mais de 3,2 milhões de empresas no Brasil, as quais contam com a obtenção gratuita de informações sobre a carga tributária aproximada. Com isso, o setor empresarial garante o cumprimento da Lei da Transparência Fiscal – Lei 12.741/2012.
Equipe de colaboradores
A joint venture conta com uma equipe de colaboradores qualificados, que é composta por advogados, contadores, auditores e profissionais da tecnologia da informação. “Será oferecida uma série de orientações e informações no site e blog, assim como a realização de estudos, com informações cruciais para empresas e escritórios contábeis. Todo o conjunto de soluções desenvolvidas foi amplamente estudado para ofertar as melhores opções para as empresas que queiram ter um melhor compliance da parte fiscal e tributária”, ressalta o presidente do Conselho Superior e head de estudos do IBPT, dr. Gilberto Luiz do Amaral.
Através da solução ofertada em conjunto, as empresas poderão ter acesso a todos os Documentos Fiscais Eletrônicos, além de ajudar na identificação de possíveis fraudes e erros. O sistema também facilita a análise dos XMLs, permitindo pesquisas, controles e extração de informações diversas.
De acordo com Jerson Prochnow, CEO da Systax, a gestão de documentos eletrônicos deve ser priorizada pelas empresas, uma vez que a perda de uma única nota fiscal, por exemplo, pode resultar em grandes problemas com o Fisco.
“O IBPTax conta com um acervo de mais de 21,5 milhões de regras fiscais que são atualizadas diariamente, fundamentais para que as empresas minimizem os riscos de autuações por parte do Fisco. A tecnologia ofertada viabiliza a potencialização do compliance, simplificando o acesso e a visualização dos dados do XML e os processos de controle internos”, aponta.