Grupo Softplan adquire legaltech Oystr para reforçar ecossistema de inteligência legal

Rafael Caillet, CEO da Oystr

A startup, especialista em automação de fluxos jurídicos e gestão de certificados digitais, é a 13ª aquisição do Grupo. Meta é potencializar o uso de Inteligência Artificial e complementar o portfólio de soluções Projuris para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

O Grupo Softplan, um dos maiores ecossistemas de tecnologia e SaaS do país, segue sua estratégia de crescimento e anuncia a aquisição da Oystr, legaltech especializada em automação de fluxos jurídicos e gestão de certificados digitais. A empresa passa a integrar o portfólio da Softplan Inteligência Legal, vertical dedicada a ferramentas para o setor jurídico e escritórios de advocacia, que tem a Projuris como principal solução.

Essa é a 13ª aquisição da companhia em seus 34 anos de história. Desde 2020, o Grupo Softplan tem intensificado essa estratégia, totalizando 12 aquisições nos últimos cinco anos. Com essa nova movimentação, a Softplan Inteligência Legal amplia seu portfólio com soluções que automatizam tarefas jurídicas, como captura de publicações, peticionamento eletrônico e gestão de certificados digitais. A solução integra-se a sistemas externos, otimizando fluxos de trabalho e aumentando a eficiência dos profissionais do setor.

“Monitoramos o potencial da Oystr no mercado e identificamos a oportunidade de fortalecer ainda mais nossa vertical. Essa aquisição amplia a integração de soluções de automação e potencializa o uso da Inteligência Artificial em nossos produtos”, destaca Eduardo Smith, CEO do Grupo Softplan.

Já para Rafael Caillet, CEO da Oystr, a aquisição representa um marco importante nos mais de 10 anos de história da startup, que também tem Leandro Cruz e Jonas Pacheco como sócios-fundadores. “Integrar nossa solução ao maior ecossistema jurídico do país é um passo fundamental para impulsionar a automação no setor e ampliar a eficiência dos profissionais”, aponta o executivo. Recentemente, a empresa lançou o Presto, ferramenta de gestão de credenciais e certificados digitais.

Com a inclusão da Oystr em seu portfólio, a Softplan Inteligência Legal projeta um crescimento de 38% para o ano de 2025, em relação a 2024. Sidney Falcão, diretor executivo da unidade de negócio, ressalta que a implementação de Automatização Robótica de Processos (RPA) é um diferencial estratégico para maximizar a produtividade e a eficiência dos clientes.

“Nosso compromisso é oferecer uma experiência completa, que vai desde a otimização de tarefas repetitivas até a gestão integrada de documentos e processos jurídicos. Identificamos sinergias que não apenas agilizam as operações, mas também agregam valor direto ao mercado”, conclui.

O crescimento inorgânico do Grupo Softplan considera pilares como sinergia de produtos e cultura organizacional. “Nosso processo de M&A avalia cuidadosamente a complementariedade das soluções e a afinidade cultural entre as empresas. Isso garante que entreguemos um ecossistema mais robusto aos clientes e potencializemos os talentos das duas operações”, explica Smith. 

Potencial da tecnologia robótica

Os robôs utilizados pela Oystr são multi sistemas, o que pode vir a aumentar o fluxo de tarefas. “Ao todo, temos mais de 480 robôs ativos, mas se considerarmos que o mesmo robô que realiza uma tarefa na Bahia também atua em Roraima, no Paraná ou em qualquer outro Estado, este indicador aumenta consideravelmente, impulsionando o fluxo de sistemas em todo o país”, salienta Rafael Caillet.

A startup possui alta capacidade de processamento de dados, o que por sua vez potencializa a automação de diversos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Nos últimos seis anos, os robôs da Oystr realizaram mais de 250 milhões de tarefas. Foram mais de 600 empresas impactadas, as quais, por meio de tecnologia de ponta, tornaram seus negócios mais eficientes e sustentáveis, avalia o CEO da legaltech.

Fundada em 2014 para automatizar tarefas jurídicas repetitivas e custosas, os mais de 1.000 robôs já desenvolvidos pela Oystr realizam a coleta de intimações, protocolos em massa, alimentação de sistemas internos, entre outras funções. Seus mais de 300 clientes incluem Nelson Wilians Advogados, Mascarenhas Barbosa Advogados, Góes & Nicoladelli, Pereira Gionedis Advogados, Pellon & Associados e Unimed Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *