Solução da Privacy Tools agrega ferramentas para gestão de cookies, portal de atendimento dos titulares, privacidade em aplicativos, data mapping, gestão de consentimento, além de integração com diversos softwares
Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em setembro de 2020, todas as empresas passaram a priorizar projetos de adequação para protegerem a privacidade e os dados de seus clientes, usuários e parceiros.
Mas nem toda empresa deixou para a última hora. Muitas já vinham trabalhando há bastante tempo nesse sentido e hoje possuem avançados mecanismos, controles e sistemas voltados à conformidade com a LGPD. É o caso do Banco RCI Brasil e demais empresas do Grupo RCI.
O RCI Bank and Services é o braço financeiro da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi no mundo e está presente em 36 países e cinco continentes, buscando apoiar o crescimento das marcas da organização. No Brasil o Grupo atua através do Banco RCI Brasil (que fornece soluções de investimento e financiamento para a Renault e a Nissan), Administradora de Consórcio RCI Brasil (Consórcio Renault e Consórcio Nissan), Corretora de Seguros RCI Brasil e RCI Brasil Serviços e Participações (que inclui o serviço de locação de veículos por assinatura do Grupo).
O projeto de adequação para a LGPD iniciou-se ainda em 2018, contando com a contratação de empresa de consultoria especializada, criação de squads internos, treinamento e definição do DPO, ou seja, do encarregado pelo tratamento de dados pessoais do Grupo.
A escolha de uma ferramenta para LGPD foi uma etapa fundamental, pois é com ela que o programa de privacidade seria melhor gerenciado pelos responsáveis. No caso do Grupo RCI Brasil, a plataforma que mais bem atendeu os requisitos foi a da Privacy Tools, uma privacytech brasileira que já atende grandes empresas em projetos de adequação.
A solução agrega ferramentas para gestão de cookies, portal de atendimento dos titulares, privacidade em aplicativos, data mapping, gestão de consentimento, integração com diversos softwares, inclusive SalesForce, e outros sistemas para reduzir ao máximo o trabalho manual.
Flexibilidade para customizações
“Escolhemos uma empresa nacional que tivesse muita flexibilidade para customizações e que pudesse nos dar um atendimento diferenciado na construção do melhor modelo de conformidade para o tema de privacidade. São muitas empresas no Grupo, cada uma com seus gestores e necessidades específicas. Precisávamos de um parceiro e não apenas de um fornecedor”, afirma Maick Dias, DPO do Grupo RCI Brasil.
Com grande volume de negócios B2B2C, o Grupo entrega aos clientes e à rede de concessionárias dos grupos Renault e Nissan serviços e financiamentos para veículos novos e usados. Além disso, através do Banco RCI Brasil, oferece opções de investimentos em CDB a todo público.
O banco é ainda responsável pelo financiamento de mais de um terço das vendas da Renault e da Nissan aos consumidores finais, sendo uma das financeiras de montadoras mais ativas e representativas do mundo.