Jerson Prochnow: CEO da Systax
Oferta conjunta possibilita que as empresas tenham acesso a todos os documentos fiscais eletrônicos emitidos contra o CNPJ, evitando autuações e riscos fiscais, além de aplicar processos complementares com vistas ao compliance
Fundada em 2017, a ExSS IT é uma consultoria especializada em soluções SAP. Anunciando ao mercado sua nova parceria com a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a sistematizar a tributação de todos os segmentos econômicos nas 27 Unidades Federativas, a ExSS IT potencializa os aspectos tributários das plataformas ofertadas, principalmente na gestão dos documentos fiscais eletrônicos.
Alessandra Jesus, sócia diretora da ExSS IT, comenta que a aproximação entre as empresas ocorreu devido à expertise de cada uma, sendo que a Systax apoiará com seu know-how consolidado em tecnologia para a área fiscal e tributária. “A Systax é especialista no negócio de documentos fiscais e demais questões tributárias. A nossa expertise é no mercado SAP. Quando encontramos a vertical de desenvolvimento de soluções fiscais para SAP na Systax, surgiu a ideia de unir forças e agregar essa expertise quanto à tributação”, explica.
Em apenas uma semana, a ExSS IT consegue instalar o sistema e fazer com que ele se comunique com a solução da Systax, disponibilizando o cockpit inicial para extração dos documentos. “É um processo ágil, temos situações em que os documentos de Conhecimento de Transporte estavam operando dentro da organização em nove dias. Nascemos com a característica de otimizarmos atividades repetitivas, com a automação robótica. Percebemos que conseguimos agregar muito valor no que diz respeito a todo o apoio do processo de evolução de documentos fiscais dentro das empresas”, diz Alessandra. “Mais do que um processo de robotização, passamos a apoiar com um módulo específico para gestão de indicadores relacionados a documentos fiscais”.
A colaboração entre Systax e ExSS IT possibilita identificar qual é o tempo que a documentação demora para ser disponibilizada, qual o nível de exposição do cliente com relação aos documentos que foram emitidos contra sua empresa e outros pontos relacionados à gestão eficaz de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) e Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e). Alessandra ainda ressalta que “muitas empresas têm impactos financeiros devido a multas tributárias, relacionadas a documentos que ficaram ‘na gaveta’ e que, por alguma razão, não chegaram até a companhia. Se essa empresa tem mil documentos emitidos contra o CNPJ dela e só tem 500 arquivados dentro da organização, já é uma exposição enorme. Conseguimos fazer todo esse cruzamento e disponibilizar ao gestor fiscal uma visibilidade e transparência nesse sentido”.
Entre três e quatro semanas, as empresas já começam a ter ganhos de uso da plataforma, que apoia o Compliance fiscal como um todo. Para Jerson Prochnow, CEO da Systax, a ação conjunta à ExSS IT é fundamental para que empresas usuárias de soluções SAP mitiguem riscos fiscais e estejam com a gestão dos documentos eletrônicos em dia. “As autuações aplicadas pela falta de NF-e ou CT-e acontecem de fato, e evitar qualquer possível erro no armazenamento destes documentos é imprescindível. Estamos entregando maior segurança e, com isso, aprimorando o Complicance fiscal das empresas”, finaliza o executivo.