Gustavo Brant, vice-presidente de Vendas para a América Latina da DocuSign
Uso de biometria facial está sendo exigido nos processos de assinatura eletrônica junto aos órgãos públicos e instituições privadas que estão digitalizando seus acordos
Publicado no final do ano passado pelo Diário Oficial da União, o Decreto 10.543 regulamenta três níveis de exigência para o uso de assinaturas eletrônicas: a simples, a qualificada e a eletrônica avançada, que exigirá o cadastro por meio da tecnologia de biometria facial para atestar a identidade do usuário em bases de dados governamentais ou privadas.
Pensando em atender a essa demanda do mercado, a FullFace , empresa brasileira de biometria facial e detentora de uma tecnologia proprietária na área, que já possui know-how e está em conformidade com a LGPD em processos de identificação, firma parceria com a DocuSign , provedora de soluções de assinatura eletrônica e de uma plataforma de gerenciamento de documentos, para ajudar a identificar usuários durante a assinatura eletrônica e agilizar processos.
Para isso, o usuário realiza primeiramente a autenticação biométrica facial, validada junto às bases biométricas governamentais, a prova de vida e, depois desse procedimento, a assinatura eletrônica dos documentos com a DocuSign.
“Por meio da parceria, nossos clientes terão a chance de oferecer acordos e processos digitais em conformidade com o Decreto 10.543, utilizando a biometria facial da FullFace combinada com a DocuSign, economizando tempo e trazendo melhorias para a experiência de seus clientes”, explica Gustavo Brant, Vice-Presidente de Vendas para a América Latina da DocuSign.
Com essa iniciativa, os clientes que usarem este fator a mais de autenticação ganharão segurança e agilidade. “Estamos vivendo um momento muito importante onde o uso da biometria facial está sendo exigido também nos processos de assinatura eletrônica junto aos órgãos públicos e instituições privadas que estão digitalizando seus acordos”, assinala Danny Kabiljo, CEO da FullFace.
“Isso faz com que os benefícios gerados por essa tecnologia sejam discutidos em empresas de vários segmentos. Por isso, essa parceria com a DocuSign é estrategicamente importante para a FullFace, pois iremos possibilitar uma nova funcionalidade para a identificação dos signatários que vão assinar documentos de forma eletrônica e de acordo com as normas exigidas por esse decreto”, conclui ele.