Paulo Zirnberger de Castro, country manager da Sovos no Brasil
Por meio das ferramentas Taxtime, Taxcenter e Taxverify, multinacional de manufatura automatiza processos de controle, armazenamento e validação de obrigações acessórias, mitigando erros e atrasos que geram problemas com o Fisco
Sujeitas a uma malha complexa de obrigações fiscais, vigentes em âmbitos federal, estadual e municipal que são alteradas a todo o momento, as empresas precisam dispor de mais de duas mil horas – ou cerca de R$ 162 bilhões por ano – para seguir, em média, 4.377 normas tributárias e operarem em conformidade fiscal no Brasil segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Em meio a esse cenário tributário, tido como um dos mais complexos do mundo, a Flex, empresa multinacional de manufatura com unidades nas cidades de Sorocaba (SP), Jaguariúna (SP) e Manaus (AM), tem recorrido à Sovos para a digitalização da sua operação tributária para evitar problemas com o Fisco.
Por meio da combinação de inúmeras soluções tecnológicas oferecidas pela Sovos, empresa global líder de softwares para o compliance fiscal das empresas, a Flex vem expandindo a transformação digital de sua área fiscal, automatizando processos que vão desde o controle das atividades de sua equipe até a validação e armazenamento de seus documentos fiscais. Com isso, a empresa tem conseguido otimizar sua operação tributária, reduzindo possíveis erros fiscais comuns em processos feitos manualmente e sem o apoio de ferramentas inteligentes, que são mais assertivas e em total conformidade com a legislação vigente.
Digitalização de ponta a ponta
Para George Ribeiro, analista fiscal da Flex, as soluções oferecidas pela Sovos foram fundamentais para ajudar a empresa a organizar seu fluxo de trabalho, evitando possíveis atrasos na entrega de suas obrigações tributárias. “Atualmente, trabalhamos com três ferramentas fornecidas pela Sovos. Mas a primeira que originou a nossa busca foi o Taxtime, que é um workflow inteligente utilizado para organizar as tarefas de cada pessoa do nosso time e gerenciar a entrega e os prazos das obrigatoriedades fiscais”, explica Ribeiro.
“Se antes utilizávamos e-mails e tabelas do Excel para gerenciar nossas atividades e obrigações acessórias, o que gerava muitas falhas, hoje conseguimos manter uma operação bem mais assertiva e organizada por meio de um calendário inteligente o qual melhora a visibilidade das tarefas pendentes, nos garantindo o controle de todo processo”, conta.
Além do Taxtime, outras duas soluções da Sovos utilizadas pela Flex para digitalização da sua área fiscal são ainda o Taxcenter, que armazena todos os documentos fiscais da empresa na nuvem, agilizando os processos de buscas e consultas, além de facilitar a visibilidade do que está ou não escriturado nos livros fiscais da empresa; e o Taxverify, que analisa e valida todas as informações antes delas serem enviadas ao Fisco.
“Investir na digitalização de impostos por meio de soluções que automatizem processos não é só uma tendência em alta no mercado, como uma solução crucial para as empresas se manterem em conformidade fiscal no Brasil. Isso porque, além de mitigar riscos de falhas humanas que podem resultar em autuações e multas, de acordo com levantamento realizado pela Sovos a digitalização de tributos é capaz de gerar uma economia de até 5% na carga de impostos e de conformidade das empresas, hoje em torno de 34% no país”, diz Paulo Zirnberger de Castro, country manager da Sovos no Brasil.