Fix contrata Claranet para a jornada de adequação à LGPD

Adilson Magalhães: gerente de Governança e Compliance da Claranet

Com o auxílio da Claranet, startup realizou processos de adequação, incluindo compliance e governança, no momento em que as multas passam a valer

A partir deste mês, entram em vigor as sanções para as empresas que estiverem em desacordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que podem variar entre 2% do faturamento do negócio até R$ 50 milhões por infração/dia. Mesmo diante deste cenário, mais de 80% das empresas brasileiras ainda não se adequaram à nova legislação, segundo um levantamento feito pela consultoria ICTS Protiviti.

Para isso, a Fix, startup especializada em manutenção e reformas, contratou uma parceria de consultoria junto a Claranet Technology S/A , multinacional de tecnologia, para garantir a segurança dos mais de 56 mil clientes cadastrados em sua plataforma. Fundada em 2017, a empresa, que está presente nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, é responsável pela manutenção de imóveis para grandes imobiliárias, o que torna a segurança dos usuários uma prioridade.

“Somos uma empresa B2B2C e atendemos clientes de empresas parceiras, as imobiliárias. Diante disso, é essencial termos acesso a alguns dados para garantir a melhor experiência tanto para as imobiliárias quanto para os seus inquilinos e proprietários. Por isso, é preciso passar segurança de que vamos tratar essas informações da melhor maneira possível, e, claro, sem infringir a legislação. Isso, sem dúvidas, é um desafio”, explica Thais Sterenberg, CMO e sócia da Fix.

A partir disso, o trabalho de consultoria da Claranet foi essencial. A contratação do serviço de consultoria em LGPD que inclui uma série de processos, como análise de necessidades no âmbito tecnológico, compliance para ajustes e correções de relações contratuais com parceiros, fornecedores e o público em geral, certificação e treinamento de todo o time da empresa, através de um método único e exclusivo no mercado que busca a adequação das organizações de maneira responsável, segura e eficaz.

“O que buscamos em nossos clientes sempre é criar, a partir de uma situação a adequação a uma nova legislação, uma oportunidade dentro de um mercado que ainda não está olhando para essa questão. Acredito que a Fix é uma incentivadora no segmento imobiliário nessa adequação, levantando a bandeira da importância da LGPD, sendo isso um grande diferencial competitivo, além de cumprir um papel de responsabilidade social muito importante”, comenta Adilson Magalhães, gerente de Governança e Compliance da Claranet.

Alteração da plataforma

O projeto, que começou em dezembro de 2020, inclui diversas ações para garantir o cumprimento de todos os requisitos. O primeiro passo foi a alteração da plataforma para atender a todos os requisitos previstos por lei, além de diversos treinamentos internos, que contaram com mais de 60 pessoas. Além disso, a Fix também criou o e-book “O que é a LGPD? Como ela impacta sua imobiliária?”, com o objetivo de auxiliar o setor a se preparar para essa mudança, que está disponível gratuitamente para download. “Recebemos da Claranet uma cartilha sobre o tema e encontramos nela insumos interessantes para que pudéssemos auxiliar outras empresas neste caminho. Criamos uma campanha de divulgação voltada às imobiliárias para que elas tenham acesso a esse material de maneira gratuita. Vimos nessa ação uma oportunidade de reforçar a credibilidade da Fix no mercado e também de fortalecer a importância da LGPD para imobiliárias, auxiliando-as nessa adequação”, reforça Vinicius Flinkas, assistente de Marketing da Fix.

Por fim, é importante enfatizar que essa movimentação da startup foi primordial para o crescimento dos negócios e por isso a importância da parceria entre as empresas para garantir o sucesso dessa adequação. “A nossa adequação à LGPD foi decisiva para o nosso crescimento. O fato de termos um parceiro externo como a Claranet foi crucial, já que são especializados nesse processo e nos apoiaram em todas as etapas. Por isso nos ajudou a passar muito mais segurança às novas imobiliárias que fecharam conosco desde então”, finaliza Thais.

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