Law Innovation aponta alguns dos principais destaques da Fenalaw 2024, apresentados pelas empresas Jusbrasil, Thomson Reuters, Totvs, Fácil, Bernhoef, Boxware e attix
Não resta dúvida. A indústria de soluções e serviços de tecnologia voltados para o mercado jurídico vem crescendo a olhos vistos. De imediato, impressiona a diversificação alcançada nas ofertas, o uso intensivo de ferramentas estado-da-arte, voltadas para as mais distintas aplicações, e uma inédita multiplicação de cases, seja em escritórios de advocacia, seja nos departamentos jurídicos das organizações.
Todos estes movimentos sugerem que o tão decantado Direito 4.0 está adquirindo contornos concretos e palpáveis, não mais figurando como mero slogan de marketing dos fornecedores. Em outros termos, a transformação digital das práticas jurídicas ganha maturidade e tração, agregando valor ao mercado e constituindo um robusto ecossistema, em benefício dos operadores do Direito, das empresas e dos clientes finais.
Esta 21ª edição da Fenalaw vem novamente atestar este trepidante processo de disrupção em curso, dando plena continuidade aos avanços já registrados nas edições anteriores. Os portfólios apresentados pelos expositores e a profundidade temática das palestras e dos debates programados são mais uma demonstração cabal de que a era digital definitivamente se instalou na área jurídica do país.
A seguir, Law Innovation faz um apanhado do que o público poderá encontrar na feira deste ano.
Jusbrasil promove diálogos sobre o futuro do Direito
O Jusbrasil, plataforma de pesquisa e informação jurídica, anuncia sua programação na Fenalaw 2024. Na “Arena Jusbrasil”, um espaço de 64 m², o público terá acesso exclusivo aos debates sobre inovação, Inteligência Artificial e novas regulamentações, além das tendências mais recentes no campo jurídico, de forma gratuita.
Entre os palestrantes confirmados na Arena Jusbrasil estão Fabricio da Mota Alves, conselheiro consultivo da Anatel, e Ana Paula Bialer, integrante do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD). Do mercado corporativo, participarão Marco Bueno, do PicPay; Eli Candido Jr., da Trybe; Marina Vezu, do C6 Bank; Haydee Svab, da Open Knowledge Brasil; e Yasodara Cordova, pesquisadora em Privacidade e Dados e membro do grupo de trabalho sobre Confiança Digital do Fórum Econômico Mundial.
No meio jurídico, destacam-se Marcos Amorim, CEO do Marcos Martins Advogados; Débora Chaves M. Fernandes, do escritório Machado Meyer; e Andreia Nunes, da Thomson Reuters. A Arena também contará com nomes de peso do jornalismo, como Marina Rossi, da BBC, e Carolina Brígido, colunista do UOL.
“A participação do Jusbrasil na Fenalaw reforça nosso compromisso em promover o acesso à informação jurídica de forma prática e eficiente. Nossa Arena traz especialistas e profissionais reconhecidos pelo mercado para promover diálogos sobre temas essenciais ao futuro do Direito. Somos parte da transformação do setor no Brasil, conectando profissionais e cidadãos às informações que ajudem nas tomadas de decisões, bem como apoiando a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Peagá Oliveira, diretor de Comunicação do Jusbrasil.
Em paralelo à Fenalaw, o Jusbrasil, em parceria com a escola de tecnologia Trybe, realiza o workshop gratuito “Utilizando IA generativa para Pesquisa Jurídica”. O diálogo entre Alberto Cavalcanti, Tech Manager for Content na Trybe, e Marina Marinho, Legal Expert Manager do Jusbrasil, será transmitido pelo canal do YouTube do Jusbrasil, no dia 24, às 19h. O link de inscrição será disponibilizado nas redes sociais do Jusbrasil – Instagram e LinkedIn.
Confira a programação completa:
Dia 23/10
14h – Case Defensoria Pública do Pará: Como a instituição aumentou em 30% os atendimentos aos cidadãos;
15h – Ética, Transparência e Governança: Atualizando as diretrizes para IA no Poder Judiciário;
16h – Como combater a lavagem de dinheiro em “bancos” comandados por organizações criminosas;
17h – Como integrar doutrina na Pesquisa Jurídica.
Dia 24/10
11h – Nova Fronteira do Direito: Por que a inovação com GenAI passa pelos dados públicos e abertos?
14h – Case PicPay: Dados Jurídicos para evitar fraudes;
15h – Novas tecnologias em produtos do Jusbrasil;
16h – V Conexões Jurídicas Edição FENALAW – Precedentes obrigatórios na perspectiva de escritórios de advocacia
Dia 25/10
11h – Justiça e uso dos dados abertos: como a imprensa cobre informações jurídicas;
14h – Utilizando IA generativa para pesquisa jurídica;
15h – Como a IA pode ajudar a operação de Legal Ops ser mais produtiva e eficiente;
16h – Os desafios da cultura de inovação nos escritórios de advocacia;
17h – Entenda como o Daycoval utiliza a inteligência jurídica da Jusbrasil para decisões mais assertivas
Thomson Reuters apresenta portfólio global e cases de clientes
A Thomson Reuters, empresa global de conteúdo e tecnologia, será a principal desenvolvedora de soluções tecnológicas voltadas para o segmento jurídico na 21ª Fenalaw. Com a aceleração da transformação digital na advocacia, provocada pela Inteligência Artificial, é necessário evoluir de forma organizada, iniciando pela digitalização e automação. A múlti apresentará suas soluções para esse processo, incluindo demonstrações de seu portfólio com Legal One, HighQ e CoCounsel, assistente jurídico de IA.
A Inteligência Artificial será um diferencial poderoso para os profissionais, com 78% deles considerando-a “uma força benéfica” em sua profissão. Na América Latina, esse número chega a 94%. É o que apresenta a pesquisa Future of Professionals, desenvolvida pelo Thomson Reuters Institute, que revela também que mais de um terço dos profissionais entrevistados estão entusiasmados com o potencial da IA para criar mais valor em seu trabalho.
“A tecnologia está revolucionando o cenário jurídico e a Inteligência Artificial está no centro dessa mudança. A Fenalaw é um momento chave para apresentarmos aos profissionais a tecnologia e os temas que irão assegurar seu protagonismo nessa nova era. A Thomson Reuters está preparada para essa transformação, com um conteúdo confiável que atua desde a plataforma de conteúdos jurídicos e legislações atualizadas em tempo real, até soluções de Inteligência Artificial que integram os nossos produtos de gestão consultiva e de contencioso”, afirma Rodrigo Hermida, Vice-presidente do segmento de Legal Professionals para América Latina na Thomson Reuters.
A empresa mostrará na prática como o seu portfólio de produtos – incluindo o Legal One, uma solução de gestão do contencioso, o HighQ, solução global de gestão consultiva, e uma demonstração da solução global CoCounsel, assistente jurídico de IA – está transformando as práticas jurídicas.
Durante os três dias de programação, executivos da Thomson Reuters estarão presentes em diversas palestras, junto a clientes da empresa, trazendo insights para advogados, gestores e profissionais da área sobre toda essa jornada tecnológica do escritório. Os clientes da Thomson Reuters têm 20% de desconto nas inscrições para a Fenalaw, utilizando o código THOMSON20 até o encerramento das inscrições.
Programação com executivos da Thomson Reuters:
Dia 23/10:
- 11h – Automação vs. Inteligência Artificial: escolha a tecnologia ideal para a sua necessidade, com Silvia Piva, COO e Sócia da GHBP Advogados, e Nau d´Dês e Dayene Brugiolo, Gerente Sênior de Vendas da Thomson Reuters – Auditório 08
Dia 24/10:
- 13h30 – Eficiência e agilidade na gestão de pedidos com a ajuda da tecnologia, com Juliana Moraes, Gerente de Proposta de Valor da Thomson Reuters, e Wanessa de Medeiros Nehrer, Assessoria de Gestão na Weiss Advocacia – Fenatalks;
- 16h30 – GenAI em escritórios de advocacia no Brasil: do global ao local, com Rodrigo Hermida, VP Legal LatAm da Thomson Reuters; Tito Andrade, Managing Partner do Machado Meyer; Paulo Rocha, Managing Partner do Demarest Advogados; e Ricardo Veirano, Managing Partner da Veirano Advogados – Auditório 05
Dia 25/10:
- 12h – Da negociação às entregas: veja na prática como revolucionar o ciclo de vida dos contratos com IA, com Wallace Cintra, Sr. Solution Consultant da Thomson Reuters
- 15h30 – Como conquistar novos clientes com a ajuda da tecnologia?, com Vitor Dore, Channel Partner Account Manager da Thomson Reuters – Fenatalks
Paralelamente às sessões de palestras, a Fenalaw promoverá uma série de lançamentos editoriais. No dia 23, acontecerá o lançamento do livro “Inteligência Artificial Aplicada aos Serviços Jurídicos”, organizado por Maria Juliana do Prado Barbosa, CEO da Fenalaw, e Alexandre Zavaglia, uma das maiores referências em Legal Tech no Brasil. A obra é uma parceria entre a Fenalaw e a Revista dos Tribunais, selo editorial da Thomson Reuters, e reúne casos práticos de uso da IA em escritórios, departamentos jurídicos e no Poder Público.
TOTVS debate a inovação tecnológica no meio jurídico
Além do estande com demonstrações ao vivo de seus sistemas, a TOTVS também vai comandar três palestras durante a Fenalaw com a presença de especialistas e de clientes abordando temas como o uso da Inteligência Artificial e da automação no setor, a gestão jurídica eficaz e estratégias de automação de marketing.
Para debater as principais aplicações de IA no setor jurídico, a TOTVS promove a palestra “IA e Automações no mercado jurídico, uma visão global”, com Simone Viana Salomão, diretora da TOTVS Juritis, unidade da TOTVS, no dia 23/10, às 16h30. A especialista trará um panorama completo de como estas tecnologias vêm transformando o mercado jurídico, destacando benefícios como ganho de eficiência, precisão e inovação para processos.
A elaboração de estratégias de marketing eficientes no meio jurídico será o tema da palestra “Como a automação de marketing pode transformar relações em estratégias de sucesso”, que ocorre no dia 24/10, às 11h, com a presença de Rubens Manino, diretor-executivo da TOTVS Juritis, e com Sérgio Fadel, da Leite e Tosto Advogados. Ao abordar uma das principais dores dos escritórios na atualidade, a dificuldade de atrair e reter clientes, o debate irá explorar como as empresas podem adotar a automação de marketing para otimizarem seus relacionamentos com os clientes de forma contínua, melhorarem sua captação e otimizarem o trabalho das equipes.
Com grandes clientes no segmento jurídico, a TOTVS também apresenta no evento o case “Gestão Jurídica Eficaz: Um guia para tomada de decisões baseada em dados”, no dia 25/10, às 11h30h. A gestão jurídica é um componente fundamental para o sucesso e sustentabilidade dos negócios, e adquiriu ainda maior protagonismo na atualidade frente à crescente complexidade do ambiente jurídico. Nesta palestra, dois clientes da TOTVS, Vezzi Lapolla Mesquita Advogados e Pacheco Neto Sanden Teisseire Advogados, debatem como o uso de tecnologia proporcionou maior eficiência e resultados para diferentes tarefas de sua rotina, oferecendo melhor visibilidade, e aprimorando a gestão de processos, prazos e de toda a jornada de atendimento aos clientes.
“A tecnologia se tornou um dos pilares fundamentais para a gestão jurídica. Portanto, é preciso que os profissionais do setor se mantenham atualizados com relação às últimas novidades e tendências tecnológicas do mercado. Neste ano, apresentaremos na Fenalaw conteúdos que destacam como as inovações tecnológicas têm o potencial de revolucionar os negócios do setor, atendendo as suas principais demandas”, comenta Manino.
Fácil apresenta gestão jurídica com avanços em IA e automação
A Fácil, desenvolvedora de soluções para gestão jurídica, vai apresentar a nova versão de seu software Espaider em seu estande, de número 504, destacando avanços em Inteligência Artificial (IA), automação e integração com outros sistemas.
A grande novidade do Espaider 10.1 é o uso da IA da Fácil, o Parker, para auxiliar em diversas tarefas. Dentre os recursos, a geração automática de peças processuais se destaca, com diversas opções e modelos pré-configurados, otimizando o trabalho dos advogados em escritórios e departamentos jurídicos das empresas.
Outras atualizações na IA do Espaider incluem melhorias na jurimetria baseadas em dados processuais brasileiros, que estimam prazos, valores e resultados de processos, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. O módulo de Requisições também foi aprimorado com a validação automática de documentos, alertando para possíveis erros, como o arquivamento de peças em processos incorretos.
Além disso, a IA agora identifica automaticamente dados de audiências e gera resumos dos andamentos processuais, facilitando a rotina dos profissionais do Direito.
O Espaider 10.1 também traz novidades em automação e integração, como o uso de Robotic Process Automation (RPA) para atualizar dados em sistemas externos e a mensageria com o eSocial, que otimiza a comunicação com o sistema de informações trabalhistas.
A Fácil destaca, ainda, a exportação de faturas em LEDES, padrão internacional utilizado por escritórios de advocacia; novas APIs nativas para conexões seguras e personalizadas com outros sistemas que as empresas já usam, além de integrações com o BI Lawvision e DW Law para automação e análise de dados processuais e financeiros.
Bernhoef lança ferramenta para cálculos ligados a processos judiciais
A Bernhoeft, consultoria empresarial, está lançando na Fenalaw o assistente digital “Tá Calculado”, que visa automatizar e agilizar cálculos cíveis indenizatórios em processos judiciais, trazendo mais eficiência e precisão para advogados e departamentos jurídicos.
Com uma interface amigável, a solução permite que os usuários façam o upload de documentos processuais e recebam os cálculos de forma automática, eliminando a necessidade de conhecimentos técnicos avançados. Além disso, o “Tá Calculado” inclui recursos exclusivos, como a simulação de cenários alternativos, que auxiliam na tomada de decisões mais informadas e na gestão de prazos.
“Nosso objetivo é simplificar processos complexos, permitindo que os profissionais jurídicos se concentrem em suas atividades estratégicas, enquanto o ‘Tá Calculado’ cuida dos cálculos de maneira rápida e precisa”, destaca Catarina Fernandez, analista de processos de negócios na Bernhoeft e responsável pela ferramenta.
Desenvolvido para atender desde advogados autônomos quanto grandes departamentos jurídicos, a solução é especialmente vantajosa para empresas que lidam com alto volume processual. Ela possibilita cálculos em lote, otimizando o tempo da equipe jurídica e eliminando a necessidade de terceirização.
A ferramenta também se diferencia pela possibilidade de integração com sistemas de gestão jurídica, permitindo futuras parcerias estratégicas que prometem ampliar ainda mais sua funcionalidade e alcance no mercado.
Boxware demonstra soluções Dropbox e Foxit
A Boxware, distibuidora de tecnologias para revendas corporativas, estará pela primeira vez na Fenalaw, realizando apresentações sobre gerenciamento de rotinas jurídicas em empresas e escritórios de advocacia por meio das tecnologias Dropbox e Foxit.
No dia 23, a executiva Juliana Bruzzi, Gerente de Alianças & Canais da Dropbox na América Latina, estará às 11h30 no palco aberto Tech Village a fim de mostrar os principais benefícios das soluções de armazenamento Dropbox para gestão e compartilhamento de informações e arquivos com várias camadas de segurança.
Entre os recursos disponíveis, estão acesso via senhas ou links de edição com prazo de validade, inclusão de marcas d’água ou contratos de confidencialidade e ferramentas de governança e retenção de dados corporativos por 10 anos para atendimento às necessidades regulatórias de cada negócio, proporcionando redução de tempo, risco e custos.
Já às 15h45 é a vez de Victor Vitoreto, especialista de Pré-Vendas da Boxware, que demonstrará as vantagens das soluções multiplataforma Foxit PDF Editor e Foxit e-Sign, reconhecidas globalmente, conforme a empresa, pelo melhor custo-benefício em relação ao Adobe e a outros concorrentes.
Estas ferramentas foram avaliadas em primeiro lugar em satisfação do cliente, ainda segundo a empresa, para processamento, gestão e edição de grandes volumes de documentos PDF de forma ágil e colaborativa, com segurança e assinatura eletrônica online juridicamente vinculativa para preparar, enviar, assinar e rastrear contratos.
Programa de apoio a legaltechs é o destaque trazido pela attix
Criado com o intuito de promover a inovação aberta nos escritórios e ser um agente catalisador dentro ecossistema de legaltechs, o programa attix marcará presença na Fenalaw. A iniciativa, fundada em outubro de 2022 pelo escritório jurídico Mattos Filho, oferece mentorias às startups do seu portfólio.
“Como o maior evento jurídico da América Latina, a feira atrai os principais agentes do setor, resultando em palestras e debates de alto nível. O evento aborda temas cruciais relacionados às tendências no Direito, inovação e transformação digital. Participar desse momento nos permite contribuir com discussões relevantes e estratégicas para o mercado, participando ativamente da evolução do setor jurídico”, explica Lisa Worcman, Sócia Sponsor do attix.
“A presença do attix na Fenalaw reforça o nosso posicionamento no mercado. Desde sua criação, temos participado de todas as edições do evento, consolidando nosso programa como inovador e colocando o Mattos Filho na vanguarda da inovação e da transformação digital no Brasil”, completa Mariane Cortez, Consultora de Inovação do attix.