Estudo revela desafios do marketing jurídico em tempos de pandemia

Pesquisa da agência TáLIGADO aponta que escritórios já intensificaram uso de mídias sociais,  mas 71,7% não têm plano de marketing

No cenário de pandemia, as estratégias digitais passam a ter maior importância para o ambiente de negócios dos escritórios. Mas, a maioria das bancas – mais de 70% – não tem um plano de marketing definido. É o que revela a pesquisa “Desafios do marketing jurídico”, da agência TáLIGADO Comunicação Conectada. A pesquisa também revelou que, para 62,5% dos entrevistados, a captação de clientes se mostrou o maior desafio no atual período do trabalho em home office.  Antes da pandemia, 39% já indicavam a captação de clientes como o maior desafio dos escritórios.

O estudo aponta ainda que grande parte dos escritórios não mapeia o perfil do cliente ideal que procura atrair: 73,9% dos entrevistados não têm uma descrição documentada sobre o perfil do cliente que o escritório deseja captar. Além disso, quase 60% não sabem quais fontes de captação de clientes geram oportunidades de negócios.

“Além das limitações do atual ambiente de trabalho, as restrições do Código de Ética e Disciplina obviamente são uma barreira para que o advogado atue na captação de clientes. Porém, apesar do caráter empreendedor da profissão, o advogado, no geral, não desenvolve na sua formação conhecimentos e habilidades necessários para esse fim”, afirma Mariellen Romero, diretora da agência de marketing jurídico TáLIGADO e coordenadora da pesquisa.

Entre as medidas que adotadas pelos escritórios para o contato com os clientes para oferecer serviços ao mercado, têm destaque o envio de e-mail marketing. A segmentação de e-mails, contudo, não é uma realidade para 63% das bancas. Somente a metade dos escritórios consegue diferenciar entre seus contatos, quem são aqueles com potencial para se tonarem clientes. Na edição atual, a pesquisa ouviu representantes de 80 escritórios de todo o Brasil para identificar os impactos da pandemia no dia a dia dos escritórios.

Desafios do home office

A pesquisa analisou os aspectos mais desafiadores do trabalho em home office. Manter a produtividade da equipe, adequar os processos de trabalho e encontrar ferramentas ideais foram os mais citados. Já para as reuniões on-line os advogados mencionaram maior dificuldade em manter a comunicação eficaz entre as equipes e o foco na produtividade das reuniões.  Em relação aos clientes, os aspectos mais desafiadores foram fazer e manter contato frequente com o cliente.

“Fica claro nesta pesquisa que – apesar dos esforços para se adaptar ao imprevisível ambiente de negócios em transformação, através de um maior uso de mídias sociais e da produção de conteúdo para canais de divulgação –, os escritórios ainda têm dificuldade em identificar quais dessas ações são mais efetivas para a captação e suporte de clientes”, diz Mariellen Romero.

Para a especialista, a crise atual impõe a necessidade de reajustar as estratégias. “Neste momento de crise, é essencial, em qualquer negócio, redesenhar a estratégia e reestruturar o conteúdo.”

“Os escritórios estão tendo a possibilidade de fazer novas formas de divulgação para o mercado, inclusive em razão da flexibilização de propaganda  que está sendo estudada pela OAB, mas ainda há a necessidade de  promoverem uma mudança cultural, voltada para um mercado em transformação. Será preciso reaprender e replanejar”, diz Raphael Maia, diretor da TáLIGADO.

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