Estudo da Robert Half destaca efeitos da digitalização nos empregos da área jurídica

Mariana Horno, gerente sênior de Recrutamento da Robert Half

Guia Salarial 2022 da consultoria aponta as indústrias que lideram contratações de advogados, as posições mais demandadas, as habilidades mais requisitadas e as perspectivas salariais para centenas de cargos

Mesmo após 20 meses desde a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia, a Covid-19 segue responsável pela aceleração de uma série de mudanças que estão ditando os rumos das relações de trabalho no mundo. É o que aponta o novo Guia Salarial 2022 da Robert Half. Em sua 14ª edição, o estudo destaca a trajetória de adaptação da área jurídica em relação à transformação digital e a utilização da tecnologia para potencializar os trabalhos e a gestão dos negócios e equipes.

De acordo com Mariana Horno, gerente sênior de Recrutamento da Robert Half, a entrada em vigor da LGPD intensificou a demanda por profissionais da área. “A necessidade de adequação à lei aqueceu a busca por funções mais especializadas em proteção de dados, com valorização dos DPOs e especialistas em direito digital. Aliado à tecnologia, o aquecimento incide nas áreas correlatas do ponto de vista empresarial que também precisaram se adequar às novas regras”, comenta.

“Um outro ponto relevante está associado à flexibilização e inovação. Algumas mudanças que vinham ocorrendo em outras áreas encontravam mais resistência no meio jurídico, mas a pandemia obrigou empresas e escritórios a romper várias dessas barreiras, demonstrando um equilíbrio promissor entre o presencial e o físico”, analisa Mariana.

Atenção às oportunidades

Com o avanço da vacinação em massa no país, as perspectivas tornam-se mais positivas e a visualização de um mundo pós-pandemia mais palpável. Muitas empresas estão lutando para encontrar capital humano com as habilidades, técnicas e comportamentais, necessárias para apoiar as novas prioridades de negócios que ganharam força nos últimos meses.

“As companhias que foram capazes de se reinventar desde o início da pandemia saem em vantagem nesse momento de retomada. Muitas já voltaram a contratar, outras estão se organizando para retomar com força no próximo ano”, comenta Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

“Reitero que as pessoas são o bem mais valioso de qualquer organização. Por isso, a recomendação que faço aos gestores é de buscar reter seus melhores profissionais para não correr o risco de eles encontrarem a valorização e o acolhimento em outras empresas”, conclui Mantovani.

Profissões em alta para 2022 (Fonte: Guia Salarial 2022 da Robert Half/valores em reais)

ÁREA JURÍDICA

o Indústrias que lideram as contratações – Tecnologia, Varejo/E-commerce, Serviços, Bens de Consumo, Agronegócio;

o Posições mais demandadas:

Para escritórios – Advogados especialistas em operações de M&A (pleno e sênior), Advogados de Societário e Contratos (pleno e sênior), Advogados de Consultivo Tributário (pleno e sênior), Advogados de Contencioso Cível (pleno e sênior)

Para empresas – Advogados generalistas (pleno a diretor), Advogados especializados em contratos (pleno), Advogados de compliance

o Habilidades técnicas- Visão preventiva, Visão analítica, Inglês fluente, Perfil inovador, Habilidades híbridas aplicadas à área;

o Habilidades comportamentais – Visão de negócio, Adaptação/Flexibilidade, Agilidade, Resiliência/Inteligência emocional, Comunicação/Gerenciamento de conflitos, Senso de dono/Responsabilidade;

Algumas perspectivas de remuneração para 2022:

Advogado Empresarial/M&A Sênior: P – 10.700 13.000 15.700; M – 14.800 | 18.000 | 21.750; G – 16.450 | 20.000 | 24.150

Advogado Consultivo Tributário Pleno: P – 7.400 | 9.000 | 10.850; M – 9.450 | 11.500 | 13.850 G – 9.850 | 12.000 | 14.450

Advogado Contencioso Cível Sênior: P – 9.850 12.000 14.500 | M – 11.550 | 14.000 | 16.900; G – 12.300 | 15.000 | 18.050

Advogado de compliance Pleno: M – 8.235 | 10.000 | 12.059; G – 9.050 | 11.000 | 13.300

NOTAS Metodologia – Guia Salarial 2022 O Guia Salarial da Robert Half apresenta três faixas salariais por cargo, determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/ 50º/ 75º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras. O percentil 25º representa um(a) candidato(a) que ainda é novo(a) no trabalho ou que ainda está desenvolvendo habilidades relevantes, já o 75º representa aquele(a) candidato(a) que tem mais experiência do que a típica e conta com todas as habilidades relevantes para o trabalho, além de especializações e certificações, por exemplo.

Faturamento das empresas* (quando mencionado): P/M – até R$ 500 milhões

G – acima de R$ 500 milhões

*Exceção para escritórios na área Jurídica:

– Pequeno porte/Boutique – 1 a 30 advogados

– Médio porte – 30 a 150 advogados

– Grande porte – Acima de 150 advogados

Guia Salarial 2022 da Robert Half

O Guia Salarial da Robert Half é uma das mais respeitadas fontes de informação sobre remuneração e tendências de recrutamento para auxiliar empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões. Traz a tabela salarial de mais de 300 cargos em diversas áreas, apresenta profissões e habilidades mais demandadas em todas as divisões de atuação da consultoria, com dados que refletem a realidade de vagas trabalhadas na Robert Half e informações das salas de entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *