João Rocha, líder de cibersegurança da IBM Brasil
Segundo o levantamento, seis em cada 10 pessoas consultadas relataram que sofreram com vazamentos ou conhecem alguém tenha passado por essa situação
A IBM anunciou os resultados de um estudo global sobre privacidade feito em 11 países, incluindo o Brasil, com cerca de 11 mil pessoas. A pesquisa, conduzida pelo The Harris Poll e encomendada pela IBM, aponta que consumidores em todo o mundo estão demandando às organizações mais transparência e controle sobre seus dados.
Os resultados indicam que as pessoas estão insatisfeitas com a maneira com que muitas empresas lidam com suas informações: 96% dos consumidores pesquisados no Brasil concordam que as organizações devem fazer mais para protegê-los. Nos demais países onde a pesquisa foi conduzida, mais da metade dos entrevistados concorda com essa afirmação. Além disso, segundo o levantamento, seis em cada 10 brasileiros relataram que sofreram com vazamento de dados ou conhecem alguém tenha passado por essa situação.
Quando se trata de privacidade, não há uma preocupação apenas com a proteção, mas também com o controle dos dados. No Brasil, cinco em cada 10 consumidores sabem que suas informações são sempre, ou na maioria das vezes, compartilhadas. De fato, 81% dos brasileiros afirmaram ter perdido o controle de como suas informações pessoais são usadas pelas empresas.
Segundo João Rocha, líder de cibersegurança da IBM Brasil, as organizações precisam repensar sua abordagem em relação à responsabilidade de dados, especialmente com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados.
“Temos à nossa disposição novas tecnologias que, por meio dos dados, podem impulsionar a inovação, como Inteligência Artificial, Cloud e Blockchain. No entanto, empresas que coletam, armazenam, gerenciam ou processam dados têm a obrigação de tratá-los com responsabilidade e a LGPD assegurará isso. Por isso, é importante que as organizações comecem a se preparar o quanto antes e concentrem seus esforços na segurança e privacidade”, afirma o executivo. “Além disso, proteger as informações de seu cliente pode refletir uma vantagem competitiva. Afinal, os clientes valorizam empresas que são seguras em relação aos seus dados”, complementa.