Com mais de 70 inscritas, empresa revela as cinco escolhidas para participar do TheHop, seu programa de empreendedorismo colaborativo com intercâmbio na Espanha
O TheHop, Programa de Empreendedorismo Colaborativo da Estrella Galicia, definiu em 14 de outubro as cinco startups selecionadas para sua primeira edição no país. O pitch day, a grande final do processo seletivo, aconteceu no auditório do Spaces Vila Madalena, em São Paulo, com 15 empresas finalistas apresentando e defendendo suas propostas diante de uma comissão julgadora formada por executivos e diretores da cervejaria e parceiros.
Ao longo de todo o mês de setembro, mais de 70 diferentes empresas, de nove Estados brasileiros e dos mais variados perfis, dentro das áreas de Indústria 4.0 e Experiência do Consumidor, se inscreveram no programa. Uma equipe de profissionais da Estrella Galicia e especialistas analisou com cuidado os inscritos e chegou a 30 nomes. Entre os dias 2 e 4 de outubro todas estas empresas foram entrevistadas até se definir as 15 finalistas.
TheHop buscou encontrar startups e/ou scale-ups para desenvolver iniciativas dentro de duas macro-áreas, sendo elas Indústria 4.0 e Experiência com Consumidores. Também foram analisadas propostas contendo tecnologias alternativas como Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas (IoT).
No evento, cada uma das 15 finalistas teve cinco minutos para fazer um pitch para vender seu negócio. Em seguida, mais cinco minutos para responder a perguntas de uma banca formada por executivos da Estrella Galicia, da Kyvo e da Valhalla. Depois, os jurados se reuniram e foi anunciado o veredicto.
Saiba a seguir um pouco mais sobre as cinco startups selecionadas.
- A Carbono Zero é uma empresa de entregas sustentável, usando bicicletas, além de motos e vans elétricas. Pelas mãos de 286 entregadores leva mais de 80 mil produtos e documentos mensalmente na Região Metropolitana de São Paulo.
- Já a Chopp-Up oferece soluções de informatização e inteligência artificial para a gestão de chopeiras Brasil afora. Desenvolve sistemas conectados de coleta e análise nestes equipamentos chegando a reduzir até 95% de desperdício e aumentando o rendimento dos barris em 36%.
- Atuando em outra frente importante nos negócios de uma grande empresa, a Contraktor propõe soluções digitais para gestão de contratos. Dessa forma evita perdas de até 9,2% em má administração de acordos e prazos, lançando mão de assinatura e certificado digitais.
- Por sua vez a Everlog é uma plataforma de gestão logística para empresas controlarem e reduzirem custos nas suas entregas, gerindo ocorrências e otimizando processos. Desta forma fortalece a transparência e compliance entra as áreas, além de simplificar planilhas e métodos de gerenciamento de fluxo.
- Dedicada a automatizar e controlar operações de importação em tempo real, a Kestraa conecta os participantes da cadeia de entrada de produtos oferecendo visibilidade total a todos os envolvidos no processo. Integra sistemas legais e de terceiros, oferecendo alertas e prevenindo de eventuais problemas operacionais com base em Inteligência Artificial.
“Nunca é fácil fazer essa pré-triagem. Há excelentes empresas inscritas, muitas delas num estágio avançado de desenvolvimento do negócio. E perceber que existe uma oportunidade maravilhosa para colaborar e estabelecer sinergias com o ecossistema empreendedor brasileiro”, afirma Juan Paz, diretor-geral da Estrella Galicia no Brasil.
Entre as 71 empresas inscritas, várias estavam em etapas de maturação diferentes. Entre as 30 selecionadas, 35,5% já são empresas em operação, enquanto a maioria (44,8%) afirma estar em fase de tração, quando a empresa já validou o seu MVP (Produto Mínimo Viável, na sigla em inglês) e apresenta crescimento, e outras 20,7% podem ser classificadas como scale-ups, com ritmo forte de crescimento recente.
Das 71 empresas na disputa, os segmentos de Gestão (11), Logística (11) e Experiência do Consumidor (10), foram os que mais concorreram. Juntas essas três categorias representam 44,2%. Na sequência, 6 companhias especialistas em Indústria 4.0 e outras 6 em Big Data, somando outros 16,6%. E-commerce, entretenimento e software tiveram 5 empresas inscritas cada, totalizando 20,7%. Por fim, as inscrições nas áreas de Vendas, Fintech, Agritech, Biotecnologia e EdTech.
A partir de agora as cinco selecionadas se preparam para um período de imersão na Espanha, num processo de trocas, networking e aprendizado com os executivos de lá. Uma vez de volta ao Brasil, a aceleração se estenderá até fevereiro de 2020, com forte interação com os executivos da Estrella Galicia e mentores do mercado. A aceleração terá como base de operação um espaço personalizado para o TheHop no coworking Spaces Vila Madalena-Pinheiros. Outro diferencial do programa: não há contrapartida acionária entre a Estrella Galicia e as startups aceleradas.