Por meio de investimentos e da formação de uma parceria comercial com a startup DEEP ESG, empresa torna disponível solução de gestão integrada da sustentabilidade a partir dos dados coletados nos ERPs
A TOTVS havia lançado em 2021 uma oferta de consultoria para apoiar as empresas nas iniciativas ESG. Como avanço dessa estratégia e com foco na meta de ser uma marca influente nesta agenda, a companhia anuncia agora investimentos e a formação de uma parceria comercial com a startup brasileira DEEP ESG, que desenvolve soluções tecnológicas para identificação e aferição dos impactos sociais e ambientais das atividades das organizações nos mais diversos segmentos da economia.
Na prática, a tecnologia captura, lê e processa os dados das empresas a partir da integração com os ERPs da TOTVS ou de demais players de mercado, fazendo o monitoramento em tempo real dos KPIs contábeis, financeiros e gerenciais relacionados à área de ESG, e produzindo cálculos automáticos de impacto dos índices GRI, ISE e demandas de report como SASB e CDP. Em 2022, por exemplo, a startup calculou mais de 300 inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE).
“A TOTVS promove ESG por entender que essa é uma agenda que cresce e avança a cada dia entre as empresas brasileiras. A pauta é urgente, independentemente do setor de atuação. Quando pensamos na cadeia de Supply Chain, por exemplo, existe um trabalho importante para atingir as metas de descarbonização. A tecnologia vem para monitorar dados e apoiar na consolidação dos reports”, destaca Angela Gheller, diretora de produtos de Manufatura e Logística da TOTVS.
“Esse é o primeiro passo para repensar estratégias e garantir uma gestão mais eficiente de recursos, logística reversa, melhor destinação de resíduos, entre outras ações. Queremos seguir sensibilizando o mercado e nossos clientes de que competitividade e sustentabilidade andam juntas e para isso pensamos numa jornada que atenda, acompanhe e desenvolva a maturidade do mercado”, complementa.
“A DEEP almeja se tornar a principal empresa de mensuração de impactos da América Latina, e o apoio e investimento da maior empresa de tecnologia do país será crucial nessa jornada. Agora, temos mais recursos para ampliar nossa capacidade operacional de atendimento, principalmente frente ao avanço do mercado regulado de emissões”, ressalta Arthur Covatti, CEO da Deep.
A novidade é resultado da parceria comercial e de um investimento na série A da DEEP ESG por meio do fundo CV iDEXO, da TOTVS, gerido pela Citrino Ventures. A rodada totalizou R$ 22 milhões e também contou com a participação de outros investidores.
Conformidade das empresas
As soluções da DEEP ESG se propõem a manter a conformidade das empresas frente ao mercado regulado de carbono no Brasil e, em breve, pretendem tornar-se a forma mais rápida e eficiente de lidar com as mudanças. Além disso, estão preparadas para atender empresas de todos os portes, inclusive pequenas e médias, integrando-se com os ERPs da TOTVS e, também, dos demais players do mercado.
“Para nós, a agenda ESG precisa ser trabalhada de dentro para fora. Por isso reforçamos que a TOTVS pensa e promove ESG. Estamos empenhados em seguir avançando em nossa jornada e temos um planejamento estratégico para os próximos anos, que busca, entre outros pontos, evoluir nosso portfólio de produtos e serviços ESG”, explica Sérgio Sério, Gerente Executivo de Relações com Investidores e Sustentabilidade e ESG da TOTVS.
“A parceria com a DEEP é um importante passo nesse sentido. Queremos contribuir para impulsionar a agenda ESG no ecossistema da TOTVS e no dia a dia das operações de nossos clientes”, conclui.