Alexandre Graff, vice-presidente e gerente geral da FICO Latin América
Ofertas fazem uso de Inteligência Artificial e de Machine Learning para suportar tomada de decisões
A Equifax e a FICO apresentaram na semana passada, no FICO World 2019 em Nova York, a suíte Data Decisions Cloud desenvolvido de forma conjunta. O pacote completo de soluções apresentado inclui Data Decisions Connected Platform™, baseado na nuvem, e duas soluções que combinam a gestão diferenciada de dados e analíticos da Equifax com as capacidades de decisão digitais da FICO. Estes produtos foram criados para ajudar as empresas e organizações a aproveitarem o potencial dos seus investimentos em dados e análises de risco, bem como a protegerem-se contra a fraude, melhorar as capacidades de marketing e manter um serviço ideal para o cliente, no ritmo da inovação digital.
“Como uma empresa que concede crédito de alto risco para compra de automóveis que implementa algoritmos de decisão automatizados, é vital poder implantar rapidamente modelos preditivos para avaliar com precisão o valor do crédito dos candidatos”, comentou Jorge Andrés Amo, vice-presidente e chefe de modelos preditivos da Global Lending Services (GLS).
“Um panorama completo do risco nos permite fazer a oferta certa com os termos certos, protegendo nossos negócios. Uma abordagem baseada em plataforma, como a oferecida pela Data Decisions Connected Platform, pode ser um facilitador essencial para financiadoras que desejam um tempo rápido de lançamento no mercado usando a tecnologia líder do setor”, complementa ele.
Como um componente-chave da suíte Data Decisions Cloud, a nova Connected Platform permitirá que as empresas coletem dados díspares (internos, externos e de terceiros) por meio de uma plataforma aberta. Ao usar Inteligência Artificial Explicável, tirando vantagem dos mais recentes algoritmos de Machine Learning, a oferta permite projetar modelos preditivos e instrumentos analíticos avançados que podem ser facilmente colocados em produção, complementando investimentos tecnológicos pré-existentes.
A combinação de dados e atributos de bureaus de crédito com os diferentes scores FICO® e os dados proprietários das instituições financeiras permitem a criação e execução de estratégias. O resultado é a capacidade de tomar melhores decisões de portfólio e estratégia, como: aumentar ou diminuir linhas de crédito; detecção de oportunidades relevantes de venda cruzada e venda direta no momento certo; expansão para as localizações geográficas corretas; gestão aprimorada de clientes, entre muitas outras opções.
A suíte de soluções Data Decisions Cloud foi criada a partir de dados diferenciados, permitindo que cada empresa obtenha insights críticos de negócio, aplicando-os na tomada de decisões e colocando-os em produção.
A aliança estratégica entre a FICO e a Equifax foi fortalecida graças ao trabalho realizado no mercado latino-americano, onde, por meio da união de diferentes soluções de ambas as empresas, foi possível oferecer serviços mais completos e focados nas necessidades do mercado da região.
“A Equifax é uma empresa global que combina dados únicos, tecnologia e analíticos inovadores para transformar o conhecimento em insights que impulsionam as organizações e os indivíduos mundialmente a tomar decisões baseadas em melhores informações. A aliança com a FICO pode potencializar este papel, graças à sinergia gerada pela expertise das duas empresas, que resultará em ferramentas novas e sólidas para as empresas latino-americanas melhorarem sua gestão de negócios”, comentou Chris Jones, presidente da Equifax para América Latina.
“Ao fortalecer o trabalho conjunto da FICO e da Equifax na América Latina, poderemos oferecer às empresas da região acesso a um novo portfólio de soluções que aproveitará ao máximo os dados coletados. É assim que empresas de países como o Brasil, México, Costa Rica, Honduras, Peru e Chile terão acesso a plataformas personalizadas que os ajudarão em questões de fraude e conformidade no processo de tomada de decisão ao longo do ciclo de vida dos clientes”, comentou Alexandre Graff, vice-presidente e gerente geral da FICO Latin América.