Embratel anuncia serviço para pequenas e médias se adaptarem à LGPD

Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da empresa 

Quick Assessment LGPD é oferecido de forma remota e fornece análises e recomendações para adequação ao dispositivo legal 

A Embratel acaba de lançar o serviço de consultoria de segurança Quick Assessment LGPD para auxiliar pequenas e médias empresas no atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A oferta visa apoiar o mercado empresarial a lidar com as novas determinações obrigatórias para gestão de dados pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores, orientando companhias para atender a nova legislação.  

“Durante a pandemia do coronavírus, notamos a preocupação das empresas de não poderem investir na adequação dos processos, em função da restrição financeira agravada neste momento. Pensando nisso, simplificamos as confiáveis e consagradas metodologias de segurança da Embratel e desenvolvemos uma solução mais acessível”, afirma Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel. 

O novo serviço é uma versão compacta da metodologia Assessment LGPD Embratel, já reconhecida no mercado, que foi concebida tendo como base normas e padrões internacionais de segurança e proteção de dados.  Com o Quick Assessment LGPD, especialistas em segurança, privacidade, governança e proteção de dados pessoais da Embratel prestam consultoria de forma remota, por meio de plataformas de videoconferência, para identificar os principais gargalos de não conformidade com a lei.

Por meio de entrevistas técnicas e funcionais com representantes da empresa, a Embratel avalia diversas informações para compreender o ciclo de vida de dados pessoais, desde a coleta, armazenamento, utilização e eliminação.  O processo permite realizar um diagnóstico geral de todos os elementos envolvidos nas operações de tratamento de dados pessoais, como procedimentos, sistemas e infraestrutura de TI e, posteriormente, identificar brechas e fragilidades na governança das informações. 

Na fase seguinte, a Embratel elabora um plano macro de recomendações, com indicação de prioridade de implementação, buscando mitigar riscos regulatórios. A partir deste plano, o cliente  poderá adotar as melhores práticas em relação à coleta, manuseio e armazenamento de dados pessoais, dentre outras ações. Todas as orientações são explicadas em workshop exclusivo para o cliente, para habilitá-lo a seguir com a execução das medidas necessárias.  

A Embratel também poderá ser contratada para atuar nas etapas de implementação das iniciativas, ajudando na adequação de processos por meio de tecnologias inovadoras para a gestão segura de informações, controle dos meios de acesso, sustentação do ambiente de TI, dentre outras necessidades, proporcionando maior desempenho, confiança e conformidade no processo de alinhamento ao dispositivo legal. 

Para a empresa, a adaptação às regras, para quem ainda não começou, deve ter início imediato em função da complexidade do processo de adequação e do tempo hábil necessário para a execução das ações. Qualquer companhia que não estiver compatível com as regras estará sujeita a fiscalizações e notificações das autoridades, independentemente do porte ou setor de atuação.  

“A LGPD traz mudanças importantes para todas as empresas, inclusive para pequenas e médias. Iniciar os ajustes nos processos de tratamento de dados pessoais o quanto antes é importante para cumprir com todas as demandas impostas a tempo”, avalia Mário Rachid. O executivo ressalta, ainda, que o atendimento à lei pode gerar diferenciais competitivos importantes, como ganhos de imagem, pois os consumidores estão cada vez mais atentos ao tratamento de seus dados e valorizam marcas preocupadas com a conduta, proteção e transparência de uso de informações pessoais. 

 

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