Pedro Roso, CEO da Docket
Legaltech aposta no recurso Intelligent Document Processing (IDP), que interpreta e classifica automaticamente documentos de fontes manuscritas, impressas ou digitalizadas utilizando diversas tecnologias
A legaltech Docket, que opera sob o modelo Software as a Service (SaaS), reuniu clientes e entusiastas de tecnologia para o lançamento de sua nova plataforma, a Docket AI. A ferramenta, segundo a startup, aumenta a produtividade, a eficiência e a escalabilidade dos usuários, acelerando operações que dependem de documentos emitidos por órgãos públicos, de modo a eliminar a burocracia.
“Lançamos um ecossistema integrado com todas as soluções da Docket, com AI já embarcada. Trata-se de um momento muito importante de consolidação do nosso produto. O resultado é uma plataforma com mais de 20 novas funcionalidades capaz de gerar muito mais eficiência e produtividade para nossos clientes”, explica Pedro Roso, CEO da Docket.
A legaltech prevê que o uso de soluções com Inteligência Artificial crescerá mundialmente em ritmo acelerado nos próximos anos e o Brasil não deve ficar para trás. Por conta disso, a empresa aposta no Intelligent Document Processing (IDP) como a chave para reduzir a burocracia brasileira. O IDP classifica automaticamente documentos utilizando diversas tecnologias, a exemplo da visão computacional e da Inteligência Artificial, para interpretar os documentos de fontes manuscritas, impressas ou digitalizadas.
Segundo Roso, a Inteligência Artificial não é uma tendência passageira, em vista dos ganhos operacionais que proporciona para diversas empresas. Os clientes da Docket, segundo ele, tiveram uma redução de até 73% no tempo de interpretação de dados de documentos ao utilizarem as soluções em IA da empresa.
“Trabalhamos com soluções de Inteligência Artificial desde 2018. E agora estamos vendo uma forte procura pela utilização dos nossos produtos de AI em diversos setores, além do mercado jurídico, que é um dos que mais se beneficiam com essas soluções”, salienta o CEO.
Diversificação da atuação
Foi pensando nas possibilidades de diversificação de atuação e no uso da Inteligência Artificial que a legaltech resolveu construir sua nova plataforma, com infraestrutura robusta e completamente integrada. Voltada para variados setores, como agronegócio, mercado financeiro, indústrias de base, mercado imobiliário, seguradoras, varejistas, escritórios de advocacia, entre outros, ela pode ser aplicada em operações de arrendamento de terra, financiamento, liberação de crédito e de seguro, aquisição de terrenos, gestão patrimonial, auditoria, due diligence, entre outras.
Com a Docket é possível concentrar dados estratégicos de diversas fontes em uma única interface, permitindo um acesso rápido e sem burocracia às informações, tudo por meio de IA. Outro destaque é a nova solução para leitura e interpretação de dados de matrículas de imóvel. Usualmente, as matrículas não têm um padrão no país, e o trabalho feito pela Inteligência Artificial entrega as informações em um dashboard intuitivo, amigável e padronizado, tornando mais fácil a compreensão dos principais dados do documento, como o número da matrícula, informações dadas do proprietário e existência de gravames. Além disso, a legaltech ampliou o portfólio, passando a atuar na busca rápida e centralizada de informações relacionadas a qualquer tipo de documento veicular.
“Temos desenvolvido continuamente novas funcionalidades para sermos a maior referência brasileira em soluções para emissão, interpretação e gestão de documentos emitidos por órgãos públicos. Já temos a tecnologia mais completa do mercado e a meta é que, em breve, os profissionais nem pensem mais em analisar ou controlar documentos em pdf ou em planilhas Excel. A Docket faz todo o processo”, garante Pedro Roso.