Patrícia Carvalho, cofundadora e CEO da DeltaAI
Legaltech busca ajudar empresas a otimizar a gestão de contenciosos e realizar análises preditivas de riscos, evitando prejuízos financeiros e reputacionais
A gestão eficaz de litígios é uma preocupação constante para as empresas, considerando que elas gastam, em média, R$ 157,38 bilhões de reais por ano com ações judiciais, de acordo com o estudo “Custo das Empresas Para Litigar Judicialmente”. Sendo assim, uma das principais metas é evitar a ocorrência desses processos, que levam tempo e recursos, além de causarem um impacto negativo na reputação da empresa.
Nesse quadro, ao buscar reduzir em até 25% os gastos com contenciosos por parte dos clientes, a DeltaAI chega ao mercado de legaltechs prevendo o faturamento de R$ 1,5 milhão em 2025.
“O Brasil encerrou 2023 com quase 84 milhões de processos em tramitação. Processos consumeristas (quando o cliente coloca a empresa como réu) representam cerca de 50% dos novos processos que entram no Judiciário anualmente. Esses conflitos custaram bilhões às empresas, tanto em despesas diretas quanto em tempo perdido com demandas judiciais, já que a tramitação dura em média 12 meses e pode ultrapassar sete anos em alguns casos”, conta Patrícia Carvalho, cofundadora e CEO da DeltaAI.
Segundo o relatório “Justiça em Números”, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2024, houve uma elevação de 9,5% no número de processos judiciais em 2023 – representando 35 milhões de novos processos.
Para contemplar esta situação, a ferramenta da DeltaAI lançada em janeiro deste ano integra tecnologia de Jurimetria e dados de interações com clientes, incluindo transcrições de reuniões de atendentes de SAC que podem ser o início da jornada de frustração do consumidor.
Transformação em dados
Com o uso de IA, essas informações são transformadas em dados, e se torna possível prever litígios, permitindo que as organizações tomem medidas mais rápidas e assertivas para evitá-los. A DeltaAI garante ser pioneira no mercado ao utilizar registros de atendimento, além de Jurimetria, para fornecer uma análise preditiva de riscos.
“Nosso foco com a DeltaAI é transformar a forma como os diretores jurídicos lidam com o aumento de contenciosos, para que possam crescer de forma sustentável. Se o desafio das vendas é conquistar clientes e o do marketing é fortalecer a marca, reduzir atritos na jornada do consumidor é essencial”, explica Patrícia.
“Não queremos que as empresas fiquem limitadas a melhorar os resultados judiciais, mas que se preparem para o futuro e atuem de forma proativa. Agora, o departamento jurídico tem à disposição uma ferramenta que identifica padrões de insatisfação, antecipa riscos e permite uma atuação conjunta com outras áreas, como atendimento e vendas, para melhorar a experiência do consumidor e reduzir conflitos”, finaliza a CEO.
A executiva foi uma das responsáveis pelo lançamento da Uber no Brasil, trazendo ao mercado uma das maiores inovações no setor de mobilidade. Sua jornada também inclui cargos estratégicos em empresas como Bitso, CargoX e Twitter. Além disso, liderou a criação da Forum Hub, a primeira plataforma automatizada de serviços jurídicos B2C no país.