Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign
Solução D4Sign.AI Big Data lê contratos a fim de extrair e organizar dados relevantes, capazes de gerar insights para identificação de riscos e para a formulação de estratégias para os negócios
A D4Sign, plataforma de assinatura eletrônica e digital, anuncia o lançamento do D4Sign.AI Big Data, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que lê contratos a fim de extrair dados relevantes e capazes de gerar insights para identificação de riscos nos negócios. Por meio de análises prévias, a tecnologia permite tomadas de decisão mais assertivas com extração automática de informações de contratos.
Segundo estudo da Microsoft, os líderes de pequenas e médias empresas de diferentes segmentos da economia passaram a dedicar um olhar à IA em 2023. O cenário aponta que 90% dos entrevistados buscam adotar esta tecnologia.
Com isso, a solução da D4Sign inclui no mercado uma nova possibilidade voltada para negócios, que permite visão estratégica dos ativos jurídicos com análises aprofundadas baseadas em dados que apoiam a tomada de decisões. Esta ferramenta, segundo a empresa, é a solução para gestores que precisam ter uma visão 360º dos documentos e contratos de uma organização, independentemente do porte ou segmento do negócio.
Uma pesquisa da Statista apresenta uma previsão de crescimento do mercado de Big Data até 2027, passando de US$ 169 bilhões de faturamento, em 2018, para US$ 274 bilhões. Por dentro desse cenário de expansão, a empresa lança o D4Sign.AI Big Data no Brasil, agilizando o processo de gestão contratual em até 7x quando comparado aos métodos manuais.
Otimização do tempo
“Ao permitir que a Inteligência Artificial faça o ‘trabalho duro’ de organizar e extrair dados dos seus contratos, é possível otimizar o tempo para explorar oportunidades de crescimento para o negócio. Imagine que uma empresa pode assinar milhares de documentos por dia pela plataforma. Uma gestão que antes era feita manualmente, agora, em menos de um minuto, pode ter parâmetros extraídos dos documentos e catalogados de forma organizada”, comenta Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign.
São exemplos destes parâmetros: data de expiração do contrato, localização, tipo de documento, valor, entre outros. Ao todo, são 43 filtros sugeridos pela IA, além de permitir a criação de outros personalizados de acordo com as necessidades da empresa. Basta enviar o comando para a AI e ela fará a extração dos dados, traçando mapas quantitativos, qualitativos, por valores, tipos e segmentações por tamanho de fornecedores e clientes.
Com todos esses levantamentos, cada empresa poderá avaliar os dados dos documentos dentro da plataforma e gerar informações qualificadas para seus negócios de forma simples, visual e personalizada conforme necessidades e objetivos.
A nova tecnologia da D4Sign poderá impactar inúmeras áreas de negócio, uma vez que unifica, em um ambiente, informações e compreensões estratégicas dentro da empresa.
Além disso, o D4Sign AI Big Data permite identificar e agrupar as informações por vigência de manutenção do contrato, valores negociados e data de expiração, categorias que beneficiarão a visão antecipada para cobranças e pagamentos, gerando notificações prévias e automáticas aos clientes e, consequentemente, a redução de atrasos e inadimplências.
Maior assertividade
“Há uma dificuldade geral em catalogar documentos em volume para analisar e gerar informações. Dados precisos oferecem uma visão clara não somente das operações, mas do mercado e dos clientes, permitindo que a empresa identifique oportunidades e riscos com maior assertividade. Com o uso de tecnologias como IA e o Big Data, é possível transformar grandes volumes de informações em dados acionáveis, otimizando processos e estratégias”, complementa Figueiredo.
Os gráficos gerados demonstram quais Estados possuem maior quantidade e valor de contratos, o que possibilita identificar oportunidades de negócios em determinadas regiões. Além disso, é possível visualizar, dentre a catalogação, o desempenho de cada área da empresa, trazendo uma visão das equipes com maiores valores de movimentação e, consequentemente, aumentando a atenção para possíveis riscos para a companhia.
O novo recurso faz parte do ecossistema de Inteligência Artificial da empresa, que inclui as ferramentas lançadas em 2023: D4Sign.AI Analyzer e Chat, que otimizam a leitura e assinatura de contratos em até 80%. A adoção da ferramenta de Big Data, agora, irá agregar ainda mais valor e otimização à gestão contratual, garante Rafael Figueiredo.