Consultoria Baker Tilly aponta oportunidades de negócio trazidas pela LGPD

Roger Macedo, sócio de Auditoria da Baker Tilly

Ajustes na cultura organizacional, aumento dos diferenciais competitivos, melhora na reputação e na confiabilidade em relação a clientes, fornecedores, parceiros, acionistas e investidores estão entre os ganhos nos projetos de conformidade

Criada para combater o uso indevido de informações pessoais por entidades públicas e privadas, garantindo o direito à privacidade e liberdade através da adoção das melhores práticas de gestão de dados, a Lei nº 13.709/2018, popularmente conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ganhou os holofotes. Com a aprovação da lei, o Brasil passou a fazer parte do grupo de países que contam com uma legislação específica para a proteção de dados e privacidade. Porém, muitas empresas ainda não se adequaram à legislação.

No ano passado, uma pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, publicada pela Época Negócios, mostrou que, de 864 entrevistados, 95,7% se preocupam com a privacidade na relação de consumo.

“Na pandemia, quando falamos em acesso às redes sociais e compra de produtos, os números são grandiosos. Por isso, a lei passou a ser ainda mais importante, tanto para o público consumidor quanto para as empresas”, destacou o sócio de Auditoria da Baker Tilly, Roger Macedo.

Encarregado do segmento de Governança, Riscos e Compliance, ele tem liderado projetos em LGPD para os clientes da empresa. Macedo avalia a necessidade premente de conformidade. “É necessário, independentemente do porte da empresa, enxergar que essa lei traz inúmeros benefícios. Infelizmente, muitos executivos ainda não perceberam a importância e deixaram a implementação de lado”, ressalta ele.

Reflexo disso é que, no ano passado, a Baker Tilly levantou dados em um grupo de empresas para verificar a adequação à nova lei. Sob o aspecto jurídico, 82% das empresas pesquisadas não atendiam todos os requisitos, sendo que 94% não possuíam sequer uma política de tratamento de dados pessoais e 87% não utilizavam cláusulas protetivas em contratos firmados com terceiros.

No viés tecnológico, a aderência também era baixa: 87% das empresas não adotavam procedimentos para atuar em caso de incidentes e cerca de 70% das pesquisadas não realizavam testes de vulnerabilidade de suas bases.

“Não podemos esquecer que em janeiro deste ano houve um megavazamento de dados de 223 milhões de brasileiros, considerado um dos maiores na história, incluindo informações de falecidos. Empresários devem estar atentos. O momento pede conscientização sobre o tema, responsabilidade e mudanças”, adverte Macedo.  

Oportunidades com o compliance

É preciso ter em mente que a LGPD surgiu para fortalecer e fazer valer os requisitos que já deveriam ser cumpridos, de forma natural, pelas organizações. A seguir, confira as oportunidades para as empresas que implementarem a lei. 

Organização interna – Com a elaboração de treinamentos e atualizações sobre os temas que rodeiam a LGPD, a equipe interna tem o seu trabalho aprimorado, com conduta e postura corretas. Com esses ajustes na cultura organizacional, toda a empresa sai ganhando.

Competitividade – “Em tempos de crise, mais do que observar o que a concorrência faz, é necessário criar estratégias para estar à frente dela. Ao elevar os padrões de segurança e proteção de informações, a empresa fica mais competitiva no mercado”, destaca o sócio.

Sanções e multas – A implementação não é uma tarefa fácil, mas antes dessa etapa é necessária a conscientização sobre a importância de estar em conformidade com todos os aspectos, evitando as sanções e multas.

Ética e responsabilidade“Hoje, as empresas que demonstram zelo e preocupação com a responsabilidade social saem na frente. Com a LGPD não é diferente. Ao implementar políticas corporativas de proteção aos dados dos clientes, a organização soma pontos e a reputação perante o público já fidelizado e potenciais clientes fica ainda mais reconhecida”, salienta Macedo.

Fornecedores e acionistasUma empresa que tem boa performance perante a lei demonstra confiabilidade, elevando o seu nível de atuação com os fornecedores, parceiros, acionistas e investidores.

Ferramentas gratuitas à disposição

Com tantos pontos ambíguos entre a regulação e a interpretação das normas, “reunimos o nosso time de consultores para a elaboração de ferramentas, em prol de ajudar empresas e pessoas a manterem seus negócios em conformidade com a LGPD”, pontua o sócio da Baker Tilly.

Entre palestras, webinars e consultorias, a empresa lançou o “LGPD QuickView”, uma ferramenta online e gratuita para analisar o grau de conformidade das empresas. “Com essa ferramenta, os empresários conseguem ter uma visão rápida e sistêmica da organização sob a ótica da privacidade e proteção, de acordo com o que pede a lei”, assinala ele.

O diagnóstico pode ser feito acessando o link: https://materiais.bakertillybr.com.br/lgpd

Para além das ações, a Baker Tilly também produziu o e-book LGPD: Visões e Soluções, com uma abordagem completa da lei nos aspectos conceituais e históricos, a importância da gestão de riscos, os desafios tecnológicos e as relações jurídico-virtuais. Para ter acesso ao material, clique aqui.

“Além de preservar os clientes, a LGPD é uma excelente oportunidade para que as empresas criem uma cultura respeitosa e que zele pela ética. Para além dos materiais que disponibilizamos ao público, estamos prontos para auxiliar os gestores, solucionando as principais dúvidas sobre a implementação da lei, evitando a perda de clientes, prejuízos para as marcas, desgastes e contratempos legais”, finaliza Roger Macedo.

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