Vagner Diniz, curador de conteúdo do Conip e gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br
Juízo 100% digital e LGPDJus serão alguns cases apresentados no evento, que acontece em agosto, em Brasília
Será realizado nos dias 30 e 31 de agosto o 17º Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle (Conip), o principal evento de Tecnologia da Informação e Comunicação focado no Judiciário e órgãos de controle.
O ponto central do evento, que acontece no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, será a apresentação de casos reais de uso de tecnologia que impactam a prestação do serviço público, como o exercício da cidadania, de acordo com Vagner Diniz, curador de conteúdo do Conip e gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br.
Dentro deste propósito, os participantes conhecerão a iniciativa do Tribunal de Justiça de Sergipe, que implantou o Juízo 100% digital, permitindo ao cidadão ter acesso à Justiça exclusivamente por meio do uso da tecnologia, desde que haja anuência das partes envolvidas.
Outro case a ser apresentado é o LGPDJus, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, um aplicativo para celulares que permite ao cidadão ter acesso livre a informações sobre a Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sobre seus direitos e ainda poder confirmar se o Judiciário guarda informações sobre si mesmo.
Cases internacionais também fazem parte da programação do evento: “O The DataSphere Project é um deles. Trata-se de uma rede global com abordagem holística e inovadora para a governança de dados, permitindo a criação de estruturas ágeis para a entrega de dados com responsabilidade, que pode representar oportunidades para o Brasil. Há, ainda, o Lab Program que oferece um espaço coletivo para mostrar e experimentar inovações em estruturas de governança e soluções técnicas que promovem a visão de dados governados de forma colaborativa”, detalha o curador.
Além disso, prossegue Diniz, haverá inúmeras oportunidades de serviços e tecnologias que se abrem no contexto em que serão apresentadas durante o Conip. O Tribunal de Contas da União, por exemplo, divulgará uma pesquisa inédita sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) na Administração Pública Federal. “Nela, serão apresentados os planos ligados à IA, bem como as tecnologias preferidas e as lacunas identificadas para que haja uma evolução consistente do uso de IA. Outra oportunidade será identificada na apresentação do ‘DataJud’, o datalake do Poder Judiciário, contendo milhões de dados e informações sobre os processos judiciais digitalizados”, assinala ele.
Participarão como palestrantes, entre outros, Juízes Auxiliares da Presidência do Conselho Nacional de Justiça; Edivaldo Sartor, Coordenador de Segurança da Informação e Proteção de Dados do Tribunal de Justiça de São Paulo; Fernanda Campagnucci, Diretora da Open Knowledge Brasil; Fabiana Ruas, Secretária-Geral Adjunta de Administração do Tribunal de Contas da União; e Thiago de Andrade Vieira, Diretor do Departamento de TIC do Conselho Nacional de Justiça.
O evento reunirá diretores, gerentes de TI e segurança, magistrados, presidentes e conselheiros das comissões de informática de 92 tribunais e de órgãos de controle, como Tribunais de Contas, Ministérios Públicos, Defensorias e Corregedorias.
Serviço
Evento: 17º Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle (Conip)
Data: dias 30 e 31 de agosto
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada (DF)