Thomas Law, presidente do IBCJ e vice-presidente do Cedes
Especialistas debatem o tema em encontro no dia 20 de julho, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ) e pelo Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes)
O Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), em parceria com o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes), realiza no sábado, dia 20 de julho, às 9h, o Congresso Advocacia e Justiça na Era da Inteligência Artificial. O evento terá a participação de especialistas e acontecerá no Teatro Gazeta, em São Paulo, com entrada franca, porém limitada (veja site abaixo).
A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) já impacta o universo jurídico e o encontro vai debater suas possibilidades de aplicação e cuidados que inspira. Para Thomas Law, presidente do IBCJ e vice-presidente do Cedes, o Congresso trará uma visão mais clara para seus pares juristas de como a IA está sendo usada e seu potencial.
“Com esse evento queremos auxiliar o aperfeiçoamento de nossos colegas da advocacia sobre a Inteligência Artificial. É imperativo que este tema se dissemine, seja para ajudá-los na gestão do dia a dia, na automação de tarefas, na análise de dados e jurisprudência, no alcance de novos clientes etc, seja para discutirmos os desafios éticos e regulatórios que enfrentamos atualmente. Precisamos unir a classe para que ela caminhe com as transformações tecnológicas”, salienta.
Entre os temas em discussão, destacam-se os paineis que abordarão a IA no Poder Judiciário. O primeiro diz respeito à inserção do Tribunal Superior do Trabalho na Era Digital, com a participação dos ministros Guilherme Augusto Barros e Sérgio Pinto Martins. O 3º painel do evento abordará a aplicação da IA no Conselho Nacional de Justiça e nas Comarcas Paulistas, contando com o membro do CNJ Guilherme Guimarães Feliciano, o desembargador Eduardo Azuma Nishi e o juiz da 1ª VT de Caieiras, Rui César Publio Borges Correa.
Além dos cinco paineis com temas abrangentes para profissionais do Direito, haverá sorteio de bolsas integrais e com desconto para os cursos de pós-graduação na Legale Educacional, apoiadora do evento.
Congresso Advocacia e Justiça na Era da Inteligência Artificial
Dia 20 de julho
A partir das 9h
Teatro Gazeta – Avenida Paulista, 900, São Paulo
Vagas limitadas pelo Sympla – Clique aqui.
Programação:
9h – Abertura
Aislan Queiroga Trigo – advogado, pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, ex-secretário-geral da OAB/SP
Thomas Law – advogado, presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina) e do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), vice-presidente do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes) e presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China (CNRBC) e da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã, ambos órgãos do Conselho Federal da OAB.
9h15 – Palestra
IA no Poder Judiciário – Tribunal Superior do Trabalho na era digital
Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos (TST)
Ministro Sergio Pinto Martins (TST)
10h – 1º painel
Impacto da IA nos crimes digitais, nos criptoativos e na investigação e processo criminal
Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso – Advogado criminalista, ex-presidente da OAB-SP, presidente de honra da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim).
Dr. Flávio Filizzola D’Urso – Advogado criminalista, presidente do Instituto Nacional de Estudos sobre Criptoativos (Inecripto), integrou o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (2018) e foi conselheiro estadual da OAB-SP (2016-2018).
Dr. Luiz Augusto D’Urso – Advogado especialista em Direito Digital, presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da Abracrim, coordenador-geral do Conselho de Segurança Cibernética e de Dados Pessoais da Associação Comercial de SP, presidente da Comissão de Direito Digital da Subseção do Butantã da OAB/SP.
11h15 – 2º Painel
Marketing digital para advogados
Karina Taconi – Advogada, presidente da Comissão de Marketing e Empreendedorismo da OAB 29ª subseção.
12h – 3º Painel
IA no Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça às comarcas paulistas
Guilherme Guimarães Feliciano – Juiz e conselheiro nacional de Justiça
Eduardo Azuma Nishi – Desembargador do TJSP
Rui César Publio Borges Correa – Juiz da 1ª Vara do Trabalho de Caieiras
13h30 – 4º painel
Produção de conteúdo para as redes sociais
Patricia Shimano – Advogada trabalhista e criadora de conteúdo
14h15 – 5º Painel
Advogando para influencers e artistas – Aprendendo sobre a profissão com crescimento exponencial no brasil
Adélia Soares – Advogada, especialista em Direito do Consumidor, Direito Internacional e Contratos, Direitos Difusos e Coletivos, presidente do Instituto de Defesa dos Direitos do Consumidor (Idecon), ex-presidente da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor da OAB e ex-coordenadora do Procon
15h – Encerramento