Como os advogados podem se comunicar com o público pelos meios digitais?

Apesar de se apresentar como uma estratégia interessante para os escritórios jurídicos, práticas de comunicação e publicidade ainda representam um desafio para a área 

Juliana Garcia (*) 

Já há alguns anos, o meio digital tem representado um importante e necessário canal de comunicação das organizações, independentemente do segmento, seja com o objetivo de obter mais clientes ou como estratégia de posicionamento institucional. A pesquisa global Marketing Invest Forecast relatou, por exemplo, que até 2025 veremos um crescimento médio de 30% nos investimentos em marketing digital nas empresas. 

Logicamente, isso se aplica também a escritórios de advocacia, que precisam buscar e entender formas de se comunicar diretamente com o público que lhes interessa e criar caminhos de integração com potenciais clientes – movimento esse que traz consigo desafios importantes, haja vista as especificidades de um setor que cumpre, antes de tudo, uma função social e de interesse público. 

Nesse cenário, práticas relacionadas à produção de conteúdo (tendência internacional conhecida como inbound marketing) têm ganhado importância e gerado resultados interessantes para a área jurídica. Através dessa rota, advogados e profissionais especializados podem dividir conhecimentos técnicos e diminuir as barreiras de conexão com a sociedade e potenciais clientes.

Simplifique para conquistar 

Naturalmente, em se tratando de escritórios de advocacia e especialistas desse segmento, é necessária uma certa simplificação na construção dos conteúdos, de modo que se possa traduzir o “juridiquês” para uma linguagem mais acessível e mais fluida.

Assim, a tarefa de aproximar leitores e potenciais clientes se torna mais fácil e pode, também, representar um diferencial em relação a outras empresas do segmento jurídico, principalmente se levarmos em consideração a enorme quantidade – mas nem sempre com qualidade – de conteúdos disponíveis, nos mais diferentes meios.

Dentro desse contexto, o suporte de agências de comunicação integrada pode ser de grande valor para os escritórios, justamente por serem especializadas na produção de conteúdo estratégico e que contam com profissionais com expertise nos mais diversos assuntos, sendo capazes de traduzir pautas complexas, mas sem perder diretrizes jornalísticas de aprofundamento e relevância.

Conheça seu público 

Outro ponto interessante sobre o marketing de conteúdo é a possibilidade que se cria de conhecer melhor seu público leitor. Isso porque é comum que, no ambiente digital, os usuários e leitores de blogs façam comentários nas publicações e externalizem suas dúvidas e problemas – que podem eventualmente se tornar um bom gancho para a produção de novos conteúdos, os quais já nasceriam a partir de um interesse do próprio leitor.

Além disso, métricas disponibilizadas pelas diferentes plataformas de marketing e CRM hoje disponíveis no mercado podem ser extremamente úteis para que se possa conhecer melhor o perfil de leitores de um escritório; entender quais tipos de conteúdos são mais acessados e que assuntos despertam maior interesse entre os leitores.

Tal prática favorece, inclusive, processos de personalização e identificação de marca que, mesmo com as complexidades da comunicação na área jurídica, podem ser fundamentais para uma estratégia assertiva de conversão de leitores.

Um desafio para a área jurídica 

Apesar de se apresentar como uma estratégia interessante para os escritórios jurídicos, práticas de comunicação e publicidade ainda representam um desafio para a área, visto que elas devem invariavelmente levar em consideração as normas e preceitos que constam no Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Um entendimento claro dessas diretrizes é essencial para um bom trabalho de agências de comunicação parceiras que, como relatado, podem ser grandes aliadas para que um escritório se diferencie competitivamente dos outros, gerando bons resultados e mitigando riscos em sua estratégia de comunicação.

Portanto, na era do conteúdo, não basta apenas entrar na onda e tentar surfá-la: é preciso conhecer a nova dinâmica do mercado de comunicação para se posicionar de modo inteligente.

A partir do estabelecimento de boas práticas, escritórios de advocacia podem se aproximar muito mais de potenciais clientes por meio de conteúdos valorosos, que gerem não apenas tráfego, mas também uma identificação por parte de quem está do outro lado.

(*) CEO da IDEIACOMM, agência de conteúdo, social media e assessoria de imprensa para empresas de tecnologia, startups, tributaristas e área jurídica.

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