Como o CRM pode transformar os relacionamentos com clientes e leads nos escritórios de advocacia

Em um ambiente cada vez mais conectado, os relacionamentos com os clientes assumem uma posição ainda mais estratégica para os negócios do setor jurídico. Além de prezar pela qualidade do serviço, é fundamental promover um bom atendimento, garantindo a eficiência também dos relacionamentos.

Rubens Manino (*)

Gerir o relacionamento com clientes e leads pode ser um processo oneroso e desafiador para os escritórios de advocacia. Além de envolver uma grande quantidade de dados, problemas como a falta de integração e de atualização das informações também dificultam o trabalho dos profissionais. Além disso, muitos escritórios acumulam uma série de tarefas manuais e repetitivas, e a cada dia são perdidas dezenas de informações e potenciais oportunidades de negócio.

Contudo, a tecnologia tem o potencial de transformar este cenário, agregando maior eficiência para o processo de gestão de relacionamentos dos escritórios, por meio de ferramentas de Customer Relationship Management (CRM). Entre os benefícios da digitalização deste processo estão a otimização da comunicação, a integração de dados e o mapeamento das necessidades dos clientes, contribuindo para a condução do negócio de forma ainda mais estratégica e potencializando a conversão de leads.

Na prática, a adesão às tecnologias de CRM auxilia os escritórios a zelarem pela qualidade no seu atendimento, gerenciando todos os seus casos, da prospecção ao atendimento. Uma das funcionalidades desta tecnologia que mais se destaca é a gestão de informações de contato. A partir dela, é possível desenvolver uma comunicação mais personalizada, construir uma base de dados mais robusta para ações de marketing e vendas e controlar novas oportunidades. Tarefas como a captação de leads em eventos, por exemplo, se tornam bem mais simples e efetivas para os escritórios.

Outro benefício do CRM é o acompanhamento das etapas de negociação com um possível cliente, reunindo na plataforma informações relevantes sobre todo o contato, desde a abordagem inicial até a conversa mais recente. Essa funcionalidade permite ao profissional avaliar quais oportunidades de negócio são mais promissoras, direcionando maiores esforços naquela estratégia de captação.

Algumas ferramentas de CRM também realizam a gestão de conflitos de interesse, um processo de extrema relevância para os escritórios de advocacia. Com o uso da tecnologia, a gestão de conflitos de interesse se torna muito mais ágil e eficiente.

Gestão da precificação

A gestão da precificação também é um processo que pode ser otimizado por meio da tecnologia. Ao fazerem a integração com os dados do back-office do escritório, algumas soluções auxiliam a estabelecer uma precificação mais precisa, fornecendo, por exemplo, uma estimativa de orçamento para novos contratos com base no histórico de casos semelhantes já executados.

De modo geral, a agilidade e a integração de dados propiciadas pelo CRM simplificam a rotina das equipes, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e relevantes.

Em um ambiente cada vez mais conectado, o relacionamento com os clientes assume uma posição ainda mais estratégica para os negócios do setor jurídico. Deste modo, além de prezar pela qualidade do serviço, é fundamental promover um bom atendimento, garantindo a eficiência também dos relacionamentos, em curto, médio e longo prazo.

Para isso é preciso investir em tecnologias que contribuam para a otimização e maior eficiência de todo este processo. Além de auxiliarem no fortalecimento dos vínculos com os clientes e leads, estas ferramentas também contribuem para a geração de receita, mantendo o negócio competitivo e relevante no cenário atual.

(*) Diretor-executivo da TOTVS Juritis

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