Apesar de ainda ser pouco falado, o compliance digital evita que os colaboradores tenham comportamentos inadequados que redundam em vazamentos de dados e fraudes. Além de evitar prejuízos, essas medidas demonstram a idoneidade e preocupação de uma empresa com a segurança dos seus clientes.
Eduardo Tardelli (*)
Um dos maiores impactos da pandemia foi o da inclusão digital: do dia para a noite todo mundo, de alguma forma, foi obrigado a usar ainda mais os serviços on-line. Empresas inteiras passaram a ter as operações 100% on-line e precisaram se adaptar ao uso de novas ferramentas. O Zoom, plataforma de vídeo, por exemplo, teve um aumento de 30 vezes na sua base de usuários entre dezembro de 2019 e abril de 2021.
À primeira vista é possível pensar que esta foi uma boa mudança no legado da pandemia, abrindo espaço para uma evolução digital ainda maior nos próximos anos, mas na prática não são só flores. O banco suíço Juliu Baer, através do relatório “Cybersecurity – Fighting Invisible Threats”, apontou que a economia global deve perder US﹩6 trilhões com os ataques cibernéticos só em 2021.
E qual a relação disso com a pandemia? Aqueles que chegaram levemente atrasados no mundo da Internet são os mais propensos a caírem em golpes virtuais. O Brasil, a China e os Estados Unidos são os países com mais casos de ataques cibernéticos no mundo, o que faz sentido considerando que a população dos três países somados dá quase 1/3 da população global.
A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) divulgou que apenas entre janeiro e abril de 2020 foram detectados mais de um milhão e meio de conteúdos fraudulentos na Internet. No Brasil os tipos mais comuns de delitos são: furto, estelionato, roubo e venda de dados, espionagem, vírus, lojas virtuais e aplicativos falsificados e o envio de faturas ou boletos falsos.
O compliance digital, apesar de ainda ser pouco falado, evita que os colaboradores tenham comportamentos inadequados que geram todos os infortúnios citados acima. Além de evitar prejuízos milionários, essas medidas são muito bem-vistas pelo mercado, pois demonstram a idoneidade e preocupação que a empresa tem em garantir a segurança dos seus clientes.
Portanto, caro colega empreendedor, já passou da hora de estudar um pouco mais sobre o que é e como funciona a aplicação do compliance digital e deixar claro ao seu consumidor o quanto sua empresa está preocupada com sua segurança.
(*) CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da Internet e outras bases de conhecimento.