Adotar esta tecnologia é uma medida estratégica que demonstra o compromisso de uma organização com a privacidade e a segurança das informações pessoais, um diferencial competitivo fundamental nos dias de hoje, frente aos inúmeros incidentes que resultam em vazamento de dados em empresas do mundo todo
Robson Giovanelli (*)
Criada com o objetivo de regulamentar a coleta, o armazenamento, o tratamento e o compartilhamento de informações pessoais, além de garantir a privacidade e a segurança dos dados dos brasileiros, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor no Brasil desde o final de 2020.
Sob a supervisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o descumprimento das normas pode gerar multas de até R$ 50 milhões por infração, levando uma empresa a fechar as portas.
Em função disso, é fundamental que todas as organizações (a Lei vale para empresas de todos os portes e segmentos) estejam em conformidade com a LGPD. Neste esforço, a classificação de dados é uma das tecnologias que auxiliam nesse processo.
Muitos são os benefícios de adotar esse tipo de tecnologia, sendo alguns deles a identificação, a categorização e a classificação de dados.
As vantagens incluem ainda a descoberta automática e a classificação inteligente de dados, além de possibilitar que o próprio usuário classifique os dados criados por ele, facilitando a adoção da tecnologia e o desenvolvimento do processo de classificação dentro da organização.
A tecnologia pode ser facilmente integrada às demais ferramentas utilizadas pelos colaboradores no dia a dia, como o pacote Office, por exemplo, tornando o processo ainda mais eficiente e menos oneroso.
A automatização facilita a identificação e a organização dos dados de acordo com as categorias estabelecidas pela LGPD, permitindo um maior controle sobre as informações pessoais.
A classificação também ajuda na implementação de medidas de segurança mais adequadas, na definição de políticas de acesso e no compartilhamento dos dados, porque ela mapeia automaticamente os dados pessoais.
Outro ponto importante da solução é que ela auxilia na gestão do ciclo de vida dos dados, identificando informações que já não são mais necessárias e que podem ser eliminadas de forma segura, em conformidade com a Lei. Ou seja, isso reduz significativamente o volume de dados armazenados, minimizando riscos e os custos associados à manutenção de informações desnecessárias.
Diferencial competitivo
Como se pode ver, é fundamental que os gestores compreendam a importância da classificação de dados para estar em compliance com a LGPD, pois não se trata apenas de evitar multas milionárias, mas de fortalecer a estratégia de proteção de dados pessoais e estratégicos para ganhar mais confiança junto aos clientes.
Adotar esta tecnologia é uma medida estratégica que demonstra, acima de tudo, o compromisso da empresa com a privacidade e a segurança das informações pessoais, um diferencial competitivo fundamental nos dias de hoje, frente aos inúmeros incidentes que resultam em vazamento de dados de clientes em empresas do mundo todo.
Como dito anteriormente, a adoção dessa ferramenta não somente ajuda as empresas a cumprirem as exigências da LGPD como fortalece sua postura em relação à proteção de dados. Ao demonstrar compromisso com a privacidade e a segurança das informações pessoais, as organizações ganham mais confiança dos consumidores.
Por fim, é fundamental se familiarizar com a LGPD, compreender a sua importância e empregar as tecnologias que ajudam o compliance com ela. Ao fazer isso, as empresas evitam as multas, protegem a própria reputação, ganham diferencial competitivo e incentivam uma cultura de proteção de dados que beneficia tanto a organização quanto os seus clientes.
Atualmente, uma série de tecnologias de classificação de dados está disponível no mercado, mas algumas se destacam das demais por serem mais especializadas, além de mais fáceis, rápidas e simples de serem adotadas.
(*) Diretor de Tecnologia no Grupo Aplidigital