Mellissa Penteado, CEO da proScore
MP define que os cartórios de registro terão que digitalizar o próprio acervo e oferecer serviços pela Internet. Expectativa é de que os documentos passem a ser unificados e mais acessíveis.
Uma Medida Provisória publicada recentemente instituiu o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), plataforma digital para unificar registros dos mais de 10 mil cartórios do país, incluindo informações sobre imóveis, títulos e documentos civis de pessoas naturais e jurídicas.
A digitalização de documentos traz diversos benefícios. Além dos ambientais — graças à economia de papel. O processo ainda fica mais rápido e eficiente para os cidadãos e a segurança aumenta, considerando o acesso limitado à informação e o baixo risco de perda de dados.
“Essas condições são minimizadas a partir da realocação dos arquivos para o ambiente eletrônico. Claro que um ambiente seguro de arquivamento bem como um onboarding digital bem estruturado são essenciais para que a digitalização tenha sucesso”, explica a especialista em Administração e Tecnologia Mellissa Penteado, CEO da proScore, bureau digital de crédito e authority de Score.
Hoje, as igrejas ainda são detentoras de muitos documentos, inclusive no que tange a batismos, casamentos e outros ritos religiosos. Nos últimos anos, no entanto, com o aumento das cidadanias italianas, espanholas e portuguesas, muito trabalho tem sido feito para buscar esses dados e documentos com validação legal nos próprios templos.
“Com essa MP que define que os cartórios de registro terão que digitalizar o próprio acervo e oferecer serviços pela Internet, a expectativa é de que os documentos passem a ser unificados e mais acessíveis. Hoje, a tecnologia permite que as pessoas tenham acesso facilmente a tantas informações”, complementou Melissa.