Felipe Vespermann, diretor da TOTVS Consulting
Prestes a completar 70 anos, empresa do setor de embalagens contou com os serviços da TOTVS Consulting e a solução Gestão ESG by DEEP para potencializar ações em prol da agenda ESG
A Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens sustentáveis, avança em sua jornada Environmental, Social and Governance (ESG) com o apoio da TOTVS, fornecedora de soluções de TI. A empresa é responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e, por meio dos serviços da TOTVS Consulting e da adoção da solução Gestão ESG by DEEP, a companhia visa integrar as práticas de sustentabilidade na estratégia de negócios, revisitando seus processos para melhoria da produtividade.
“Estamos entusiasmados em iniciar esta parceria com a TOTVS. A escolha foi baseada na reputação da empresa em oferecer soluções integradas e eficazes para a gestão de ESG. Acreditamos que a parceria permitirá que a Brasilata não apenas atenda aos requisitos de sustentabilidade, mas também estabeleça novos padrões na indústria de embalagens,” afirma Tiago Forte, CEO da Brasilata.
A TOTVS Consulting, pilar de consultoria da TOTVS, possui um serviço especialmente voltado ao apoio às empresas no sentido de colocarem em prática ou revisitarem iniciativas ESG em suas operações.
O trabalho da consultoria começa com um diagnóstico ESG da empresa, com Score ESG e a matriz de dupla materialidade, ou seja, um levantamento completo sobre como o negócio impacta e como é impactado, a fim de dar um panorama completo sobre as ações que são efetivas e o que precisa ser desenvolvido.
Após essa fase, a Brasilata poderá estabelecer diretrizes com visão de impacto e oportunidades, definindo os horizontes para mitigação ou adaptação de riscos e danos, alinhando estratégias e gerenciando a performance. Por fim, a geração de valor sustentável e compartilhada.
Para compor a estratégia e as práticas ESG da Brasilata, a companhia também adotou a ferramenta Gestão ESG by DEEP. O módulo Carbono Integrado da plataforma possibilita a coleta automatizada de dados das emissões de gases de efeito estufa diretamente do ERP TOTVS e dos sistemas legados da Brasilata, gerando maior eficiência, rastreabilidade das informações, redução de erros, além da gestão dos planos de mitigação.
Outro ponto importante é que a solução executa o cálculo dentro do padrão GHG Protocol para gerar os Inventários de Carbono de Escopos 1, 2 e 3, prontos para enviar ao Registro Público de Emissões.
Centralização de dados
Já o módulo Ambiental, Social e de Governança será responsável por centralizar os dados de práticas ESG da Brasilata, permitindo a criação de fichas de coletas de dados para elaboração dos relatos de sustentabilidade, gerenciamento da evolução das ações e estabelecimento de indicadores estratégicos, em linha com os frameworks GRI – IRFS – CDP – SASB. Uma vez organizadas as informações na ferramenta Gestão ESG by DEEP, é possível acompanhar toda a evolução das ações ESG da Brasilata e dos seus temas materiais com maior governança.
“Este é um projeto no modelo sustainability as a service, em que a consultoria implementa um plano de melhoria continuada, baseado no diagnóstico de maturidade ESG, matriz de dupla materialidade, mapa de riscos, oportunidades e recomendações”, descreve Felipe Vespermann, diretor da TOTVS Consulting.
“Tudo isso para ajudar a Brasilata a definir sua estratégia ESG e direcionar a construção de políticas, projetos e cultura organizacional trabalhando a capacitação ESG e a implementação de tecnologias TOTVS, que colaboram com a gestão e rastreabilidade dos processos de sustentabilidade”, salienta ele.
Para saber mais sobre os serviços da TOTVS Consulting, acesse.