Ivan Pires Junior, Head do Produto Jurídico Benner
Com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões, a Extrajuris, nova plataforma de Online Dispute Resolution desenvolvida pelas duas empresas, passa a oferecer um amplo leque de produtos e serviços de gestão jurídica e acordos judiciais
A Benner Sistemas, empresa brasileira fornecedora de soluções em software e serviços, acaba de anunciar mais um spin-off, dentro de sua nova estratégia de inovação e fortalecimento de produtos específicos integrados à sua plataforma. O foco agora é a área jurídica, onde a empresa já atua com soluções de Business Process Outsourcing (BPO) focadas nas grandes corporações, sendo hoje um dos maiores players deste mercado, gerenciando 25% de todos os processos judiciais ativos no país.
Em março, a desenvolvedora já havia anunciado sua nova empresa de sistemas hospitalares, a Otto HX, juntamente com a nova Vice-Presidência de Inovação e Tecnologia. Dessa vez, a iniciativa conta com as inovações trazidas pela Set2, startup de tecnologia, parceira do Grupo Benner, já consolidada no mercado de turismo, onde é referência no desenvolvimento de soluções. Desta parceria, surgiu o Extrajuris, uma plataforma de Online Dispute Resolution (ODR), voltada à resolução de disputas judiciais ou extrajudiciais com uso da tecnologia
De acordo com Marcelo Murilo, VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner, o Extrajuris, juntamente com a Otto HX, reflete a nova estratégia da companhia de projetar soluções especializadas com times ágeis e mais próximos das necessidades dos clientes.
“Atuando como startups, com mais foco e velocidade, as soluções podem ser utilizadas de maneira independente ou integradas à plataforma Benner. Gradativamente, diversas soluções especializadas de startups internas e externas serão conectadas ao universo Benner, compondo um ecossistema mais ágil e inovador, e promovendo de forma mais efetiva o sucesso de nossos clientes”, ressalta o executivo.
A ideia principal da ferramenta de ODR é facilitar o acesso à Justiça e tornar a resolução de conflitos mais célere e eficiente, mediante processos de negociação, mediação e arbitragem on-line.
Com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões de reais, a nova empreitada visa entregar aos clientes uma plataforma voltada para a gestão de acordos judiciais e extrajudiciais. Além disso, ela realiza um acompanhamento em tempo real, “in house”, dos acordos, proporcionando um panorama mais assertivo e melhores resultados na tomada de decisão.
Por meio da automatização e da integração de sistemas, é possível facilitar o gerenciamento das regras de negócio, honorários, distribuição e controle dos atendentes, tentativas de acordo e apuração, com melhor relação custo-benefício em comparação com a obtida com escritórios especializados em cobrança. Totalmente integrada à plataforma Benner, o Extrajuris pode funcionar com qualquer outra aplicação do mercado.
Percepção de valor
“Está havendo uma mudança no comportamento e na percepção de valor dos clientes em relação às tecnologias aplicadas ao Direito, tais como gestão de acordos, inteligência estratégica, automação, gestão dos dados, de forma a tonar mais fáceis as tomadas de decisão, melhorando os resultados e a experiência de nossos clientes neste mundo de constante inovação”, afirma Ivan Pires Junior, Head do Produto Jurídico Benner.
“Somente plataformas robustas, seguras e abertas conseguirão atender e responder na velocidade adequada às demandas deste novo mundo jurídico brasileiro. Queremos contribuir com o futuro do Direito no País por meio da transformação digital, unindo sistemas, processos, pessoas, serviços e, principalmente, resultados”, detalha ele.
“Investimos em IA, Machine Learning, BPO aplicado ao Direito com o objetivo de abrir um mundo de oportunidades que se tornam diferenciais competitivos para os nossos clientes”, explica Pires Junior. As ferramentas, segundo o executivo, trazem uma gama de benefícios, pois, além de as organizações se modernizarem, também podem diminuir custos, otimizar processos e reduzir retrabalhos. “Nossa missão é oferecer a mais completa plataforma de gestão judicial de forma a absorver, inovar e tornar o trabalho do advogado cada mais estratégico e eficiente”, assinala.
Aoron Beyer, diretor comercial da Set2 Tecnologia, salienta que a empresa se pauta pela alta performance em desenvolvimento de sistemas, embarcando as mais novas tecnologias para projetar a plataforma de acordos, bem como reconstruir os conceitos de passivo judicial, recuperação de crédito e a relação homem-tecnologia.
Atualmente o Grupo Benner é o maior fornecedor de tecnologias para a área jurídica do país, contemplando soluções de Gestão do Contencioso e Consultivo; Gestão de Honorários; Conciliação de Depósitos; Acordos Extrajudiciais; Circularização; Soluções de Inteligência: Plataforma Zenni, Assistente virtual/ Chatbot, Analytics; Plataforma Mobile; Gestão de NIP’s; Cadastro com Inteligência Artificial; BPO de Cálculos Trabalhistas; BPO de Prepostos, entre outros serviços.