Atlas Governance realiza segunda edição do Digital Governance Awards

CCR, Eletronorte, ESGás e Furnas são eleitas as empresas com a governança mais eficaz e digitalizada

A Atlas Governance realizou nesta segunda, 05 de abril, a 2ª edição do Digital Governance Awards. O evento tem por objetivo premiar os Governance Officers e organizações com a governança mais eficaz e digitalizada do Brasil. Foram mais de 200 organizações participantes. Na primeira edição, a vencedora foi a Cláudia Rockenbach, da Ânima Educação.

Em função da pandemia de Covid-19, esta edição foi realizada de maneira digital e contou com as participações especiais de Sonia Consiglio Favaretto (SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas) e Marcelo Gasparino (presidente do Conselho da Eternit e membro do Conselho da Vale e da Cemig energia). “O propósito do Digital Governance Awards é absolutamente relevante: reconhecer os profissionais de Governança, que são o coração do bom funcionamento dos Conselhos de Administração”, comentou Sonia Consiglio.

Com a experiência adquirida como presidente dos conselhos da Usiminas e da Eternit, Marcelo Gasparino destacou o aprendizado que teve sobre os detalhes da tramitação dos documentos e informações na dinâmica dos colegiados. “As habilidades do Governance Officer são fundamentais para o alinhamento e para apoiar o chairman na elaboração de um calendário anual, abrangente e que garanta a cobertura dos temas estratégicos das empresas, tudo funcionando de forma harmoniosa com os comitês de assessoramento ao CA. Hoje, liderar um board sem um time competente e ferramentas de gestão é ‘voar às cegas’, sem instrumentos de navegação”, conclui.

Entre as mais de 200 empresas participantes do Digital Governance Awards, as vencedoras na categoria Empresa foram CCR, ESGás, Eletronorte e Furnas. Já os profissionais premiados foram: CCR: Danielli Ribeiro, Sara Xavier, Cesar Sampaio de Castro, Bertina Alem, Pedro Sutter e Nathalia Lacerda. Eletronorte: Fabíola Pessoa, Márcia Martins, Lucimar Nunn, Allan Arruda de Castro, Onedina Lemos, Felipe Martins e Viviane Ferreira. ESGás: Ariana Ferreira. Furnas: Pedro Britto, Marco Antônio Costa e Fabrini Muniz.

Critérios utilizados na premiação

Os critérios utilizados para elencar os vencedores da premiação foram (i) preparação prévia para as reuniões, que considera a antecedência e abrangência da disponibilização de materiais, e a interação dos participantes com os materiais, (ii) dinâmica mais deliberativa, e menos expositiva, que considera a quantidade de deliberações em relação à quantidade de pautas, e votações concluídas, e (iii) formalidade de comunicação e participação, que considera a convocação de reuniões e publicação de atas, bem como a interação dos participantes com estes comunicados.

Logo após a premiação, o presidente da Furnas, Pedro Britto, ressaltou a importância da digitalização dos processos de Governança Corporativa para a sua companhia. “Para manter os resultados positivos que a empresa vem conquistando, nossa estratégia está sedimentada em uma base de eficiência operacional, estrutural e o aprimoramento da governança. Neste aspecto, o portal da Atlas Governance incorporou-se naturalmente, ao ampliar ainda mais a nossa eficiência com sua tecnologia intuitiva”.

O diretor vice-presidente de Governança e Compliance da CCR, Pedro Sutter, por sua vez, comentou sobre a necessidade de um time coeso e de alta performance para entregar resultados consistentes. “Esse é um reconhecimento para todos os colaboradores da CCR que trabalharam na construção e implementação da Governança do nosso processo decisório. O papel do Grupo CCR vai além da prestação de serviços em infraestrutura para a mobilidade humana”.

A gerente de Governança da ESGás, Ariana Ferreira, destacou o papel de um portal de governança corporativa para a empresa. “A boa governança corporativa proporciona aos acionistas a direção estratégica de sua empresa e a efetiva gestão pelos administradores. A ESGás optou pela utilização de um Portal de Governança, adotando como linha mestras a transparência, a prestação de contas e a equidade, e garantindo à companhia agilidade no processo de funcionamento da governança, otimização do tempo dos membros estatutários e gestores, além da segurança e rastreabilidade das informações”.

Para o fundador e CEO da Atlas Governance, Eduardo Shakir Carone, a edição 2021 do prêmio mostra a evolução da governança das organizações num mundo cada vez mais digital. “Com este prêmio conseguimos reconhecer a importância do Governance Officer, grande responsável pela dinâmica e efetividade dos colegiados de qualquer organização. Premiar aqueles que fazem a diferença é uma forma objetiva de democratizar a boa governança, e este é o propósito da Atlas”, analisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *