Alan Arruda, secretário geral de Governança da Eletronorte (Crédito da foto: Roberto Francisco)
Com a implementação do software da startup, empresa digitalizou diversas ações que auxiliaram a otimizar o trabalho de toda a equipe
A criação de startups nos últimos cinco anos teve aumento superior a 320%, passando de 5.147 para 13.521. Com isso, setores tradicionais do nosso país começaram a ser impactados pela digitalização e desburocratização dos seus processos internos e externos. Exemplo disso é a Eletronorte, empresa do setor elétrico e do grupo Eletrobras, que contratou a Atlas Governance , startup que possui o maior portal de governança corporativa da América Latina, para melhorar os seus processos de governança.
“Antes de contratarmos os serviços da Atlas Governance, tínhamos um integrador que não era amigável, com uma interface complexa que não permitia a segurança necessária. Com isso, os processos entregues em papel eram digitalizados para distribuição eletrônica, mas tínhamos que manter um arquivo paralelo com os papéis originais entregues pelas áreas”, afirma Allan Arruda, secretário geral de Governança da Eletronorte.
Sobre a necessidade de agilidade, segurança e privacidade, Allan destaca: “Precisávamos de um sistema que organizasse pautas, com certificação, guarda eletrônica e que permitisse uma maior interação entre os diversos agentes da alta administração”.
Com a pandemia da Covid-19, a digitalização dos processos de governança corporativa intensificou-se ainda mais nas grandes corporações. Isso aconteceu com a migração de reuniões presenciais para as videoconferências e os documentos em papel enviados para as nuvens na web. Essa movimentação de inserir o digital no universo dos processos de governança, mostrou a necessidade da contratação de um software específico para realizar as demandas internas das companhias, tendo em vista que os softwares comuns não entregavam a mesma segurança e a privacidade necessárias.
Allan explica que o software da Atlas se tornou fundamental para a Eletronorte. “Temos todas as nossas reuniões da alta administração organizadas com segurança, privacidade, qualidade, confiança e de maneira digital. Conseguimos agilizar a disponibilização de materiais compostos em pauta para apenas dois dias, a votação dos processos e publicação das deliberações em um dia, além da publicidade, a guarda e a pesquisa de documentos. A interface amigável nos ajuda a organizar as reuniões com qualidade e confiança”.
A decisão da Eletronorte a posiciona como uma empresa que se antecipa a uma tendência evidente: tornar digitais os processos administrativos dos Conselhos de Administração. Ao digitalizar todos os seus processos de governança corporativa e contratar um software específico, a empresa entende a importância das boas práticas de governança para o seu crescimento.
“Avaliamos que a Eletronorte foi uma das companhias que mais digitalizou processos de governança no país. Não à toa, a premiamos com o Digital Governance Awards (prêmio dado às empresas com a Governança Corporativa mais digitalizada do Brasil) e a classificamos como uma das cinco companhias com a governança mais digitalizada no Brasil”, afirma Karine Fernandes, diretora de Customer Success da Atlas Governance.