Assinatura eletrônica ganha adesões nos mercados tradicionais e entre as startups

Marcelo Kramer, CEO da Clicksign

Solução em nuvem da empresa tem usuários em setores como o jurídico, o educacional e o financeiro, além das fintechs

Os impactos da pandemia se estendem para diversos setores, tradicionais ou não. Todos esses, de alguma forma, precisaram se reinventar e encontrar formas de continuar com suas atividades, mesmo que de forma remota. De acordo com o Gartner, instituto internacional de pesquisa, os gastos mundiais do setor público com tecnologia devem somar 483 bilhões de dólares em 2021, cerca de 5% em relação ao ano passado.

Antes do termo “home office” se tornar conhecido, uma empresa brasileira, a Clicksign, já apostava em assinaturas eletrônicas, forma de assinar de documentos que utiliza certificados emitidos por uma Autoridade Privada, que pode ser feita de qualquer lugar e dispositivo.

Há cerca de dez anos no mercado, a desenvolvedora  passou a comercializar uma plataforma de SaaS (software as a service) para que sejam realizadas assinaturas eletrônicas em documentos diversos, com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, facilitando processos que envolvam a gestão de contratos e documentos.

Fundada pelo advogado Marcelo Kramer, a empresa visou desburocratizar processos morosos e trazer mais segurança nos procedimentos de assinatura. “A assinatura eletrônica é uma tecnologia de fácil uso que permite que, além de assinar um documento com mais agilidade e facilidade, a empresa possa fazer a autenticação dos signatários por SMS ou e-mail e a gestão dos documentos online. Além disso, é possível configurar permissões personalizadas por usuário e acessar relatórios sobre seus documentos”, explica o CEO.

Investida pelos fundos Astella, Redpoint eVentures e Harvard Business School, a Clicksign tem conquistado mercados diversos como educacional, jurídico e financeiro, atendendo desde fintechs como Geru e Creditas até bancos como Itaú e BTG. “Temos pacotes de serviços que se adaptam às necessidades das empresas e à quantidade de documentos que elas processam diariamente, oferecendo assim um serviço abrangente de total confiança”, conta Kramer.

Gestão de documentos

Além das assinaturas eletrônicas, a gama de serviços da Clicksign inclui o Clicksign Automaçãomódulo de automação e gestão de documentos para quem usa sempre os mesmos modelos e preenche as mesmas informações a cada novo negócio, permitindo assinaturas via WhatsApp, e-mail ou SMS.

Já o modelo de integração, plataforma de assinatura eletrônica White Label, pode ser integrado a outras ferramentas tecnológicas via API e as assinaturas podem ser feitas também via plataformas de mensagem. A empresa oferta também o serviço de Securitiesdestinado às fintechs e instituições financeiras, que possibilita gerar, endossar e assinar eletronicamente Cédulas de Crédito Bancário (CCBs), sem necessidade de e-CPF.

“Levamos aos nossos clientes uma tecnologia de ponta que chega até eles e seus respectivos clientes, de forma simplificada. Nossa grande contribuição é democratizar esses serviços digitais para todo o país, diminuindo a burocracia e facilitando o dia a dia nas empresas. Somos uma empresa de tecnologia que oferece mais inovação e facilidade na rotina dos nossos clientes”, finaliza o CEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *