Na automação em DevOps, a fluidez é regra e, entre as vantagens, pode se destacar a comunicação clara e objetiva, que envolve todos os colaboradores
Leonardo Dominguez Dias (*)
É essencial no mundo corporativo entender a metodologia DevOps para o atual cenário que exige atender rapidamente às mudanças. A Tecnologia da Informação é um eixo estratégico de qualquer negócio e o sucesso está diretamente atrelado à entrega de confiabilidade, produtividade e agilidade. Portanto, é preciso entender como o DevOps pode transformar a TI de uma empresa.
O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento ágil, a partir de ferramentas práticas e, principalmente, de comunicação, que facilita a integração entre desenvolvedores de softwares e profissionais gestores de infraestrutura de TI.
Com o DevOps, é possível facilitar os processos e aumentar a qualidade, reduzindo o tempo nas entregas. E qual a vantagem para os clientes? Competividade, afinal quando entendemos melhor o cliente aumentamos a nossa capacidade de acerto.
A aplicação de DevOps depende de uma mudança de cultura e de disrupção para as áreas trabalharem juntas. As equipes, que tradicionalmente são separadas e observadas de forma independente, sofrem com falhas de comunicação, burocracia e às vezes com problemas de responsabilidade. A nova estrutura de DevOps elimina gargalos e estimula a cooperação entre os times.
Na metodologia DevOps, os times trabalham de forma combinada durante todo o ciclo de vida do projeto. Isso possibilita que as equipes tenham uma visão mais ampla do negócio e compreendam melhor suas operações. Também é comum a integração de outras áreas, como segurança e controle de qualidade.
A empresa que opta por trabalhar com DevOps utiliza a infraestrutura de forma racional. Diretrizes pré-determinadas viabilizam aos gestores o rastreamento de conformidade para definir a segurança das operações, com o objetivo de alcançar mais agilidade, automação e integração nas ações do dia a dia.
A metodologia DevOps tem sido assertiva desde a concepção do software, prevendo situações da operação mesmo antes de o software estar operacional. Assim, é possível garantir a segurança operacional e a satisfação do seu público.
A capacitação é fundamental para o sucesso de implantação do DevOps. Afinal, a entrega contínua de valor é um conceito que só funciona com ferramentas de automação bem configuradas. Na automação em DevOps, a fluidez é regra e, entre as vantagens, pode se destacar a comunicação clara e objetiva, que envolve todos os colaboradores.
E a sua empresa já implantou o DevOps?
(*) Leonardo Dominguez Dias é diretor da empresa Evo Systems, empresa especializada em inovação em TI