Accenture: Inteligência Artificial generativa sinaliza futuro disruptivo para os negócios

Paul Daugherty, diretor executivo para a Accenture Technology

Estudo analisa de que forma a tecnologia transformará o modo como as pessoas trabalham e vivem, prevendo que os mundos físico e digital estarão cada vez mais integrados graças à IA, às nuvens e ao Metaverso

De acordo com um novo estudo da Accenture, a Inteligência Artificial (IA) generativa e outras tecnologias em rápida evolução indicam um novo futuro para os negócios. De acordo com o levantamento, os mundos físico e digital estarão cada vez mais integrados.

O relatório Technology Vision 2023 da Accenture, “No encontro de átomos e bits, as bases da nossa nova realidade“, analisa as tendências tecnológicas por trás da convergência do físico e do digital à medida que as empresas buscam acelerar a reinvenção corporativa no curto prazo.

“A próxima década será definida por três megatendências no mundo da tecnologia – a nuvem, o Metaverso e a IA – que, juntas, irão acabar com a distância entre os mundos físico e digital”, explica Paul Daugherty, diretor executivo para a Accenture Technology. “A IA generativa terá um impacto abrangente e isso exigirá investimentos significativos em dados, pessoas e personalização de modelos para atender as necessidades únicas de cada empresa. Por isso, os líderes que querem se beneficiar de todo o seu potencial precisam agir agora”, enfatiza.

A ascensão meteórica do ChatGPT chamou a atenção do mundo para o poder da IA generativa em aumentar a capacidade humana. A Accenture estima que cerca de 40% de todas as horas trabalhadas serão amparadas, ou aumentadas, por IA baseada em linguagem. Entre os líderes de negócios, 98% dos entrevistados concordam que os modelos de fundação de IA desempenharão um papel importante nas estratégias de suas organizações em uma média de três a cinco anos.

O relatório Technology Vision 2023 da Accenture identificou quatro tendências fundamentais para quem quer acessar essa nova realidade compartilhada:

  • IA Generativa – Os extremos e as possibilidades da inteligência: ao promover a capacidade humana como uma espécie de copiloto, parceiro criativo ou consultor, quase todos os executivos concordam que a IA generativa será capaz de estimular a criatividade e inovação de forma significativa (98%) e dará início a uma nova era de inteligência empresarial (95%);
  • Identidade Digital – ID para todos e tudo: a capacidade de autenticação de usuários e ativos digitais – a base para quem deseja cruzar os mundos digital e físico – já é vista por 85% dos executivos como um imperativo estratégico de negócios, não uma mera questão técnica;
  • Seus dados, meus dados, nossos dados – Transparência será seu recurso mais precioso: a IA só poderá atingir todo o seu potencial depois que as empresas compreenderem os dados. Em outras palavras, é preciso acabar com o agrupamento de dados e modernizar as bases. Na verdade, 90% dos executivos acreditam que os dados estão se tornando um importante diferencial competitivo em organizações de todos os setores;
  • Eterna Fronteira – O big bang da computação e da ciência: com ciclos de feedback entre ciência e tecnologia cada vez mais curtos, 75% dos entrevistados acreditam que será possível começar a desvendar os grandes desafios da humanidade.

Centro de excelência

Depois de anos de pesquisa e trabalho junto a clientes de diferentes setores, a Accenture cria o Centro de Excelência em IA generativa e Modelo de Linguagem (LLM). A nova divisão é formada por 1.600 profissionais dedicados a esta área e contará com a experiência de mais de 40 mil profissionais de IA e dados de toda a Accenture.

Para ajudar a guiar e informar os líderes de negócios, a Accenture publicou o estudo “A Nova Era de IA Generativa para Todos”, que traz um conteúdo abrangente sobre IA generativa/LLM, além de insights e dicas sobre como os líderes podem usar essas tecnologias disruptivas.

Há 23 anos, a Accenture analisa o cenário empresarial de forma sistemática a fim de identificar as tendências tecnológicas com maior potencial de revolucionar negócios e indústrias. Para mais informações sobre o estudo desse ano, acesse o este link e acompanhe a conversa no Twitter usando #TechVision.

Para elaborar o relatório Technology Vision 2023, “No encontro de átomos e bits, as bases da nossa nova realidade”, a Accenture reuniu informações de um conselho consultivo externo formado por mais de 20 profissionais que atuam em empresas públicas e privadas, universidades, empresas de capital de risco e empreendedores. Em paralelo, a Accenture Research conduziu uma pesquisa global com 4.777 executivos C-Level e diretores de 34 países e 25 setores. A pesquisa foi realizada entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *