AB2L Lawtech Experience vai lançar o Padrão de Interoperabilidade de Dados Jurídicos (PIDJ)

Daniel Marques, presidente da AB2L

Iniciativa inédita no mundo, interface de programação possibilitará conexão imediata de lawtechs em todo o Brasil, com o objetivo de reduzir o tempo de integração entre as aplicações e facilitar a troca de informações no ecossistema 

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) realizará no dia 30 de Julho (terça-feira), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, a edição de 2024 do AB2L Lawtech Experience. O evento presencial vai reunir grandes nomes do Direito e da tecnologia jurídica do Brasil e do mundo, além de servir como palco para o lançamento do PIDJ (Padrão de Interoperabilidade de Dados Jurídicos), API que possibilitará a conexão imediata de Lawtechs em todo o Brasil, iniciativa inédita no mundo.

A Associação relata que o Brasil atualmente abriga mais de 300 lawtechs e mil associados entre os principais escritórios de advocacia e departamentos jurídicos do Brasil, consolidando sua posição como líder global na diversidade de soluções jurídicas, o que tem levado o país a ser comparado ao Vale do Silício do Direito.

Tendo esse cenário em vista, a AB2L, em parceria com a Softplan, Dogma, Oystr, BipBop, e-Xyon, Solucionare, Jusbrasil e Doc9, desenvolveram uma interface de programação, um sistema capaz de padronizar e facilitar a conexão entre as legaltechs de todo o Brasil, com o objetivo de reduzir o tempo de integração entre as aplicações e facilitar a troca de informações no ecossistema.

O evento vem reunindo grandes nomes do Direito e já contou, em edições anteriores, com a abertura feita pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesse ano, contará com a presença de Alexandre Colares, Secretário de Governança e Gestão Estratégica, Diretor do Departamento de Inteligência Jurídica e Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU) e responsável pela transformação digital dos serviços da AGU. Além de Anderson Soares, especialista em Inteligência Artificial, professor da Universidade Federal de Goiás, criador do primeiro Bacharelado em Inteligência Artificial no Brasil e responsável por conectar universidades a empresas privadas.

Previsão de cinco mil participantes

Esta é a terceira edição presencial do evento, que já registrou a participação de três mil e quatrocentos congressistas em 2023. Prevê-se que a de 2024 contará com aproximadamente cinco mil participantes, mais de 100 estandes de lawtechs e legaltechs associadas, juntamente com uma variedade de painéis, salas de workshop e diversas atrações, oferecendo uma oportunidade para atualização e conhecimento das mais recentes inovações tecnológicas para o mercado jurídico.

“O AB2L Lawtech Experience 2024 vai explorar todas as possibilidades que a tecnologia pode oferecer para o Direito e a Justiça, incluindo multidisciplinaridade de profissionais de altíssimos cargos, aplicação de Inteligência Artificial e cases práticos de inovação jurídica. O futuro do Direito é agora. Quem deseja entender e liderar esse movimento de inovação jurídica estará em nosso congresso”, explica o presidente da AB2L, Daniel Marques.

Segundo o presidente, quem participar do evento terá acesso a informações valiosas que irão mudar significativamente a sua vida profissional e transformar a sua advocacia. Com a temática “No Multiverso da Lawcura”, por exemplo, o evento pretende entregar um Direito além do Direito, que tem o ser humano como princípio e a inovação como instrumento para melhorar a Justiça e o Direito.

Alguns palestrantes que já confirmaram presença no encontro são: Anna Carolina Kastrup, Associate General Counsel da Meta; Jeremy W. Burdge, Diretor de Operações Américas na Hogan Lovells; Patrícia Martins, sócia do Tozzini Freire Advogados; Luis Ramos, Gerente Jurídico Sênior da C&A Brasil; Lívia Carolina, mediadora e diretora de Operações na AB2L.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *