Embora conhecidos pelo conservadorismo, escritórios de advocacia têm apoiado suas operações nas novas tecnologias para otimizar e agilizar processos, além de conter custos
A automação de tarefas simples e repetitivas não é novidade no mercado. No entanto, a tecnologia está se tornando indispensável em segmentos que tradicionalmente não acreditavam na necessidade de soluções digitais. O setor jurídico, por exemplo, começou a adotar novas funcionalidades desde 2020, quando a crise causada pela Covid-19 tornou obrigatório o trabalho remoto e a adaptação de documentações físicas para o formato digital.
Essa mudança representou um avanço significativo para o segmento, pois a digitalização de documentos não só proporciona uma organização mais clara, mas também otimiza o tempo dos profissionais. Além disso, a adoção desse recurso pode resultar em uma redução de custos, já que a comunicação entre escritório e cliente agora pode ser feita de maneira totalmente online, de forma mais prática e eficiente.
Obviamente que a Inteligência Artificial (IA) não poderia ficar de fora desta transformação. Os escritórios de advocacia estão começando a explorar as oportunidades oferecidas pela ferramenta. A IA tem se mostrado uma solução valiosa na transformação do setor, proporcionando diversas otimizações que beneficiam tanto os profissionais quanto os clientes.
“Podemos ver as otimizações da IA principalmente na automação de processos, coleta de informações de casos semelhantes e preenchimento de documentações. Esse auxílio não apenas agiliza os processos, mas também coloca os escritórios de advocacia em uma posição diferenciada no mercado”, explica Sergio Abib, diretor de Vendas da NTT DATA, uma das maiores companhias de tecnologia do mundo.
Para que essas ferramentas realmente aprimorem os processos, é necessário aplicar soluções que atendam às demandas específicas de cada escritório. A NTT DATA, por exemplo, observa Abib, tem em seu portfólio as ofertas das gigantes SAP e ServiceNow, que possibilitam a automatização de diversos processos, desde a gestão até relação com o cliente.
“Com essa robusta gama de soluções em seu portfólio, a NTT DATA segue apoiando a transformação digital, fortalecendo os processos e ampliando a capacidade de trabalho com as ferramentas que ditarão o ritmo do setor jurídico daqui para frente. Em alguns anos, será impensável trabalhar sem essas tecnologias”, conclui Abib.