Rafael Franco, CEO da Alphacode
Soluções digitais estão otimizando recursos e reduzindo desperdícios em áreas como logística, alimentação e agricultura, monitorando o consumo de energia, conectando estoques excedentes a redistribuições e promovendo a reciclagem inteligente
A tecnologia é uma ferramenta indispensável para enfrentar os desafios ambientais e promover práticas mais sustentáveis. No âmbito empresarial, os aplicativos voltados para sustentabilidade estão desempenhando um papel importante na otimização de recursos, redução de desperdícios e transformação de práticas industriais em direção à economia circular. Setores como agricultura, energia e transporte têm sido profundamente impactados por essas inovações, que se tornam cada vez mais acessíveis e eficazes.
A pesquisa “Sustentabilidade & Opinião Pública”, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela o crescente compromisso dos brasileiros com práticas sustentáveis. O levantamento aponta que 88% da população já adota regularmente mais de cinco ações sustentáveis, como evitar jogar lixo nas ruas, reduzir o desperdício de água, comida e energia, reaproveitar recursos, diminuir a produção de resíduos e utilizar serviços compartilhados, como transporte por aplicativos. São dados que reforçam a importância da sustentabilidade no cotidiano dos consumidores brasileiro.
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habibs, Madero e TV Band, apps de gestão inteligente, por exemplo, permitem que empresas monitorem e controlem o consumo de água e energia em tempo real, identificando desperdícios e promovendo a eficiência. “Já no setor alimentício, plataformas têm ajudado a reduzir o descarte de alimentos, conectando estoques excedentes a organizações que os redistribuem”, conta.
Outro exemplo são os aplicativos de logística, que otimizam rotas de transporte, diminuindo emissões de carbono e gastos com combustíveis. Entre os casos de destaque, estão soluções como os apps que viabilizam a economia de água em sistemas de irrigação agrícola, os que incentivam o compartilhamento de veículos elétricos e aqueles que auxiliam na reciclagem inteligente, promovendo uma maneira mais sustentável de fazer negócios em várias indústrias.
Impacto positivo na sociedade
“A tecnologia permite criar soluções práticas e acessíveis que transformam as operações empresariais e o dia a dia das pessoas. Aplicativos sustentáveis reduzem desperdícios ao mesmo tempo em que geram impacto positivo na sociedade, criando um ciclo de responsabilidade ambiental e inovação”, afirma Rafael, destacando que a missão da Alphacode é justamente desenvolver ferramentas que potencializem essa transformação.
Combinando tecnologia de ponta, análises de dados e uma visão estratégica para sustentabilidade, os apps estão ajudando empresas a adotarem práticas mais conscientes e eficazes. Por outro lado, esse compromisso chama a atenção do público, que tem buscado organizações comprometidas com o ESG.
“O impacto dessas ferramentas vai além dos resultados econômicos, reforçando o compromisso das empresas com a preservação ambiental e construindo uma relação mais equilibrada entre progresso e recursos naturais. Em um momento de urgência climática, a integração entre tecnologia e sustentabilidade segue na lista de tendências, mas é também uma necessidade para garantir um futuro mais sustentável”, conclui o especialista.
Para mais informações, acesse o site, @alphacode ou Linkedin.