Em um ambiente cada vez mais conectado, os relacionamentos com os clientes assumem uma posição ainda mais estratégica para os negócios do setor jurídico. Além de prezar pela qualidade do serviço, é fundamental promover um bom atendimento, garantindo a eficiência também dos relacionamentos.
Rubens Manino (*)
Gerir o relacionamento com clientes e leads pode ser um processo oneroso e desafiador para os escritórios de advocacia. Além de envolver uma grande quantidade de dados, problemas como a falta de integração e de atualização das informações também dificultam o trabalho dos profissionais. Além disso, muitos escritórios acumulam uma série de tarefas manuais e repetitivas, e a cada dia são perdidas dezenas de informações e potenciais oportunidades de negócio.
Contudo, a tecnologia tem o potencial de transformar este cenário, agregando maior eficiência para o processo de gestão de relacionamentos dos escritórios, por meio de ferramentas de Customer Relationship Management (CRM). Entre os benefícios da digitalização deste processo estão a otimização da comunicação, a integração de dados e o mapeamento das necessidades dos clientes, contribuindo para a condução do negócio de forma ainda mais estratégica e potencializando a conversão de leads.
Na prática, a adesão às tecnologias de CRM auxilia os escritórios a zelarem pela qualidade no seu atendimento, gerenciando todos os seus casos, da prospecção ao atendimento. Uma das funcionalidades desta tecnologia que mais se destaca é a gestão de informações de contato. A partir dela, é possível desenvolver uma comunicação mais personalizada, construir uma base de dados mais robusta para ações de marketing e vendas e controlar novas oportunidades. Tarefas como a captação de leads em eventos, por exemplo, se tornam bem mais simples e efetivas para os escritórios.
Outro benefício do CRM é o acompanhamento das etapas de negociação com um possível cliente, reunindo na plataforma informações relevantes sobre todo o contato, desde a abordagem inicial até a conversa mais recente. Essa funcionalidade permite ao profissional avaliar quais oportunidades de negócio são mais promissoras, direcionando maiores esforços naquela estratégia de captação.
Algumas ferramentas de CRM também realizam a gestão de conflitos de interesse, um processo de extrema relevância para os escritórios de advocacia. Com o uso da tecnologia, a gestão de conflitos de interesse se torna muito mais ágil e eficiente.
Gestão da precificação
A gestão da precificação também é um processo que pode ser otimizado por meio da tecnologia. Ao fazerem a integração com os dados do back-office do escritório, algumas soluções auxiliam a estabelecer uma precificação mais precisa, fornecendo, por exemplo, uma estimativa de orçamento para novos contratos com base no histórico de casos semelhantes já executados.
De modo geral, a agilidade e a integração de dados propiciadas pelo CRM simplificam a rotina das equipes, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e relevantes.
Em um ambiente cada vez mais conectado, o relacionamento com os clientes assume uma posição ainda mais estratégica para os negócios do setor jurídico. Deste modo, além de prezar pela qualidade do serviço, é fundamental promover um bom atendimento, garantindo a eficiência também dos relacionamentos, em curto, médio e longo prazo.
Para isso é preciso investir em tecnologias que contribuam para a otimização e maior eficiência de todo este processo. Além de auxiliarem no fortalecimento dos vínculos com os clientes e leads, estas ferramentas também contribuem para a geração de receita, mantendo o negócio competitivo e relevante no cenário atual.
(*) Diretor-executivo da TOTVS Juritis