Tito Andrade, sócio-administrador do Machado Meyer Advogados
Escritório anuncia que pretende aumentar o escopo do trabalho pro bono e fortalecer a cultura de diversidade e inclusão dentro dos times, além de reforçar a atuação do Instituto Machado Meyer para consolidar boas práticas de governança
O Machado Meyer Advogados, uma das maiores bancas de advocacia do País, comemorou em 2022 os seus 50 anos. Essa ocasião foi marcada também por uma reflexão sobre os objetivos estabelecidos para esta nova fase do escritório, buscando ampliar suas ações, acompanhando as demandas mundiais e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
Buscando manter-se fiel aos seus valores, propósito e aos princípios do Pacto Global, do qual é signatário desde 2020, o Machado Meyer lançou no ano passado o Instituto que leva o seu nome. Essa iniciativa tem como objetivo estimular a troca de experiências entre organizações, além de promover a construção e consolidação de boas práticas de gestão e governança. O Instituto também visa desenvolver a sustentabilidade financeira no terceiro setor.
“Estamos comprometidos em contribuir para um futuro mais justo e sustentável. O Instituto Machado Meyer é mais um passo nessa jornada, fortalecendo nossos laços com a sociedade e buscando soluções que impactem positivamente a comunidade como um todo”, afirma Tito Andrade, sócio-administrador do Machado Meyer Advogados.
Como signatários da Rede Brasil do Pacto Global, a banca esteve comprometida em contribuir para o alcance desses objetivos. Em parceria com sua Comissão Interna responsável pelo tema, trabalhou na inserção de ODS em seu planejamento estratégico: ODS 4 | Educação de qualidade e ODS 5 | Igualdade de gênero.
Também em 2022, o escritório intensificou suas atividades de Responsabilidade Social Corporativa. No relatório divulgado recentemente, são compartilhados os detalhes do trabalho realizado ao longo do ano. Ao todo, foram mais de R$ 3 milhões destinados a investimentos sociais e leis de incentivo, apoiando assim cerca de 32 organizações e mais de 1 milhão de beneficiários diretos.
Apoio à educação em diversas partes do país
Neste sentido, o Comitê de Responsabilidade Social e Pro Bono do escritório apoiou diversas organizações que impulsionam a educação em diferentes partes do país. Além disso, com um time de 311 profissionais engajados, foram dedicadas ao todo 6.250 horas de trabalho pro bono, o que representa uma média de 12,5 horas para cada membro. Esses números aproximam o escritório da meta de 20 horas estabelecida pela Declaração Pro Bono para as Américas.
Já o Comitê de Diversidade e Inclusão direcionou o seu olhar para ampliar seus projetos e ações nas áreas de equidade de gênero, parentalidade, étnico-racial, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Cada iniciativa foi cuidadosamente planejada levando em consideração as demandas de cada grupo de afinidade e da sociedade como um todo.
Ao longo do ano, o Machado Meyer, segundo declarou, buscou manter o compromisso de valorizar suas pessoas, promovendo respeito à diversidade e garantindo um ambiente inclusivo e acolhedor. O escritório acredita que, ao fomentar a diversidade, incentiva a criatividade, a inovação e a colaboração, resultando em soluções mais eficientes e eficazes.
Para o próximo ano, o escritório anunciou que pretende reforçar a presença do Instituto Machado Meyer, aumentar o escopo do trabalho pro bono e fortalecer a cultura de diversidade e inclusão dentro dos times, contribuindo para a transformação de realidades e a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.
O relatório completo, em modo acessível, está disponível no link: https://encr.pw/CBf5a