Marcelo Murilo, VP da Benner
Solução gera sugestões de redação de pareceres de forma automática, as quais poderão ser validadas e liberadas pelos advogados de empresas de todos os portes
O Grupo Benner, fornecedor brasileiro de soluções em software e serviços, acaba de anunciar o lançamento de uma nova solução: o módulo de pareceres jurídicos com Inteligência Artificial (IA), integrado ao ChatGPT. O objetivo da empresa é propiciar aos clientes pareceres mais completos e precisos, por meio do apoio da tecnologia.
O sistema Benner Jurídico já é utilizado por grandes corporações brasileiras e agora, com o suporte da IA integrada ao ChatGPT, irá gerar sugestões de redação de pareceres de forma automática, as quais poderão ser apenas validadas e liberadas pelos advogados de empresas de todos os portes. O resultado pretendido é ofertar respostas mais ágeis, completas e seguras.
Segundo o VP da Benner, Marcelo Murilo, a grande vantagem da nova ferramenta é a sinergia entre a agilidade e a precisão com que estes documentos são gerados. “O que mais conta é o ganho de tempo no parecer jurídico com um texto bem redigido, além da capacidade analítica da IA, que pode contribuir de forma significativa para que os profissionais da área tenham mais tempo para atividades estratégicas e auxiliar em tomadas de decisão mais assertivas”, comenta.
A Benner despende cerca de 40 mil horas por ano em busca de inovação, segurança e novos recursos para o setor, nos cálculos da empresa. O Gerente de Produto e Mercado, Christian Klug, garante que, com o lançamento da funcionalidade, a Benner sai à frente do mercado mais uma vez. “Nosso foco sempre foi oferecer soluções para simplificar processos complexos e aprimorar a eficiência de nossos clientes. Agora, estamos olhando para o que há de mais inovador, que é a IA, para proporcionar ainda mais vantagens à gestão das empresas”, afirma.
Klug destaca ainda que um dos pontos trabalhados na nova solução está relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), tendo em vista a importância de se resguardar a segurança dos dados contidos nos processos jurídicos. “Além de não utilizar nenhuma informação estratégica ou própria da empresa, nos casos de dados relacionados à Pessoa Física é emitido um termo que certifica a segurança e privacidade destas informações”, explica.
Leitura e extração de informações
Entre as funções já realizadas pelo sistema Benner Jurídico estão a Leitura de Iniciais, que efetua a leitura e extração das informações do documento, incluindo-as no cadastro do processo, inclusive com os pedidos; e a Leitura de Sentenças e Acórdãos, a qual, por meio dos documentos advindos da movimentação processual, identifica o que é sentença ou acórdão, extrai as informações pertinentes à decisão, as inclui em um campo de texto e classifica o andamento, podendo até gerar as devidas providências automaticamente.
O VP da Benner salienta que a IA ainda suporta o Benner Jurídico com os contratos, fazendo a leitura, avaliação e validação de cláusulas importantes nos documentos, o que apoia os advogados na análise de aspectos legais, trazendo agilidade e diminuindo os riscos inerentes à avaliação jurídica dos contratos corporativos.
“Assim, a Benner continua a definir um padrão para a inovação em sistemas de gestão jurídica. Hoje, a companhia já dispõe da maior célula de prestação de serviços jurídicos da América Latina, com mais de 370 mil usuários ativos”, finaliza Murilo.