Rafael Figueiredo, CEO e cofundador da D4Sign
Diminuição da burocracia, segundo a D4Sign, tem motivado o emprego cada vez maior da ferramenta com esta finalidade. Em 2020, ela havia representado 10% das assinaturas, enquanto em 2021 somou 20,95%, o dobro do ano anterior.
O WhatsApp já se tornou parte do dia a dia dos cidadãos brasileiros. Segundo a pesquisa Panorama, realizada pelo Mobile Time/Opinion Box, 99% dos smartphones brasileiros têm o aplicativo e cerca de 93% o abrem todos os dias. Esses dados explicam o fato de o Brasil estar ocupando o segundo lugar no ranking que contabiliza o número de usuários na plataforma ao redor do mundo, onde atualmente estamos atrás apenas da Índia. Com tantos brasileiros conectados, o aplicativo se tornou uma ferramenta poderosa também para empresas.
Dentre as utilidades do WhatsApp, a mais comum de fato é o bate-papo, porém seu uso vai além das conversas e chamadas de voz ou vídeo. O surgimento do WhatsApp Business foi um grande facilitador para as empresas e microempreendedores, pois, além de tornar possível a visualização de catálogos de produtos, etiquetar conversas, implementar chatbots e realizar transferências, o aplicativo também se tornou um dos meios utilizados para autenticar assinaturas eletrônicas de documentos e contratos.
“As pessoas perceberam que a tecnologia que elas utilizam para se comunicar no dia a dia também pode ser utilizada para outras demandas, levando agilidade, facilidade e segurança. Foi por isso que, em 2020, lançamos o WhatsApp como forma de autenticação de assinaturas eletrônicas”, afirma Rafael Figueiredo, CEO e cofundador da D4Sign, desenvolvedora brasileira de soluções de assinaturas eletrônicas e digitais.
O funcionamento é simples. O dono do documento pode escolher o WhatsApp como forma de autenticação e informar o número de telefone do signatário. O signatário recebe um link pelo WhatsApp, acessa o link, preenche as informações e assina, de forma fácil e segura. A diminuição da burocracia tem motivado o uso cada vez maior da ferramenta. Em 2020, ela havia representado 10% das assinaturas, enquanto em 2021 somou 20,95%, o dobro do ano anterior.
“De 2020 para 2021 tinha havido um crescimento de 123,8% sobre a quantidade de links enviados para assinatura de documentos. Se compararmos 2021 com 2022, o número de assinaturas via WhatsApp era de 29 mil (22,65%), enquanto nos quatro primeiros meses de 2022 o total já ultrapassava 47 mil (27,53%)”, conclui o CEO.