O compliance como estratégia fundamental das empresas no Metaverso

Apesar de ainda não haver legislações específicas, é importante que as empresas já antevejam os potenciais dilemas éticos e as não conformidades que podem surgir dessa tecnologia, antecipando-se na criação de políticas e ações para propagar a boa conduta no novo mundo digital

Gabriela Diehl (*)

Metaverso representa hoje a principal tendência tecnológica para as empresas. Com um grande potencial para alterar a forma como as pessoas interagem entre si, seja em relação ao trabalho, ao lazer ou socialmente, o Metaverso promete não só o espelhamento, mas uma melhoria em todas as atividades que realizamos virtualmente. Apesar de ainda não ser uma realidade concreta, a construção de um mundo 3D imersivo já existe, o desenvolvimento de tecnologias de realidade aumentada, a realidade virtual e outras tecnologias capacitam a concretização do Metaverso.

Como hoje um mundo virtual único, universal e imersivo ainda não é uma realidade concreta, é possível apenas prever como os usuários vão se comportar no ambiente digital, este promete espelhar o que é vivenciado na realidade. Sendo assim, é de se esperar que os conflitos éticos atuais também passem a existir no mundo digital.

No entanto, o mundo digital pode conferir aos seus usuários uma falsa sensação de anonimato, pois, ainda que tenham o nome de usuário divulgado, a interação é por meio de um avatar. A falsa sensação de anonimização e o fato de estar em um ambiente digital podem abrir brechas para que os usuários atuem de forma antiética.

A questão torna-se ainda mais grave quando se pensa em limites legais, pois é comum que a tecnologia evolua de forma mais rápida do que a legislação, ainda que esta esteja sempre restrita a um território específico.

No entanto, no Metaverso, por tratar-se de um ambiente digital em que pessoas de diferentes localidades podem interagir num ambiente comum, pode ser difícil o desenvolvimento de legislações eficazes, capazes de proteger indivíduos em diferentes países, mas conectados em um ambiente altamente imersivo.

Apesar de não haver legislações ainda nesse sentido, é importante que as empresas já antevejam os potenciais dilemas éticos e as não conformidades que podem surgir dessa tecnologia. Ao observar estes problemas, as empresas já podem se antecipar na criação de políticas e ações para propagar a boa conduta inclusive no mundo digital.

Algumas questões de compliance a serem contempladas

o Cuidados com dados pessoais: a proteção de dados já é uma realidade para empresas brasileiras com a LGPD. No entanto, com o Metaverso, a preocupação sobre segurança e privacidade de dados ganha ainda mais destaque. A criação de produtos e serviços nesse universo único e imersivo envolverá um grande volume de dados e o tratamento ético e transparente dos dados é essencial. Assim, é essencial o treinamento de colaboradores para zelar pelo tratamento de dados, para manter a transparência e integridade ao acessar dados pessoais e a segurança da informação para que se evitem incidentes, como ataques hackers a dados pessoais por descuido no ambiente digital;

o Cuidados nas interações no ambiente empresarial digital: assédio moral e sexual também podem acontecer no ambiente digital. É essencial que os colaboradores entendam que as mesmas regras de convivência já estabelecidas também valem igualmente no mundo digital. No mesmo sentido, disposições sobre comportamento em redes sociais, proibições relacionadas a fraude, corrupção e sigilo de informações confidenciais também são aplicáveis no ambiente digital. É importante que as empresas treinem seus colaboradores nesse sentido. Ademais, é fundamental que as organizações ajustem os atuais códigos, políticas e treinamentos para englobar condutas que possam ter lugar no ambiente do Metaverso;

o Inclusão: o Metaverso pode se tornar uma realidade rápida dentro das empresas. No entanto, a tecnologia que vem para encurtar distâncias e facilitar a comunicação pode acabar por afastar aqueles que não possuem conhecimento sobre tecnologia, seja em razão de idade, condições socioeconômicas ou outro motivos. É essencial que as empresas incluam todos os colaboradores na nova tecnologia. Assim é possível que uma companhia usufrua dos benefícios de manter uma equipe de trabalho altamente diversificada e que ainda pode tirar proveito dos benefícios que o Metaverso trará.

A reflexão sobre o compliance no Metaverso ainda é tímida por parte das empresas. Entretanto, ela revela uma oportunidade de destaque competitivo, pois organizações que já se preocupam em desenvolver produtos e serviços que prezam pela ética e transparência no tratamento de dados já se destacam na frente de concorrentes que sequer pensaram ainda no assunto.

O destaque vem do reconhecimento por parte do consumidor acerca do profissionalismo e da ética empresarial. No mesmo sentido, a empresa que zela pela ética e pelo compliance e preza pela inclusão e diversidade ganhará relevância frente aos seus competidores.

 (*) Co-fundadora da Be Compliance

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