Pessoas físicas e jurídicas emitem cerca de 10 milhões de assinaturas digitais no Brasil

José Nauro Selbach Junior, CEO do Grupo Selbetti

Impulsionado pela implantação de processos digitais nas empresas e órgãos públicos, recurso possibilita otimizar o tempo e reduzir custos. A ferramenta também agiliza as tomadas de decisões operacionais nas empresas

São cerca de 10 milhões de assinaturas digitais emitidas por pessoas físicas e jurídicas, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. O setor de tecnologia é o que mais utiliza o recurso, representando 28,1% dos documentos digitais autenticados no Brasil.

Com os processos digitais implementados nas empresas e órgãos públicos, a procura pelo serviço aumenta, assim como a necessidade de garantir a validade jurídica e a integridade dos documentos tramitados. A assinatura digital é a solução que pode atender essa demanda, ao oferecer recursos confiáveis e seguros como o S-Sign, ferramenta que permite a autenticação de documentos eletrônicos.

De acordo com o CEO do Grupo Selbetti, que atua na área de outsourcing de TI, José Nauro Selbach Junior, a assinatura eletrônica é mais prática, reduz tempo, diminui custos e alcança até 90% de agilidade nas demandas organizacionais. Somente em 2022, a empresa ultrapassou a marca de 1 milhão de documentos assinados e armazenados na plataforma S-Sign. 

“A assinatura digital se torna essencial para a automação de processos e acredito que, no futuro, vão surgir mais formas de autenticação das partes que assinam, como reconhecimento facial, biometria e user behaviour para entender o comportamento do usuário e reforçar cada vez mais a segurança”, acrescenta o executivo.

A ferramenta traz ainda benefícios para o meio ambiente, com a diminuição do desmatamento ao evitar o uso de papéis e impressões. 

“O mercado está mais atento às práticas ambientais, sociais e de governança – pautas ESG. Por isso, aqueles que desejam manter a sustentabilidade de seus negócios devem tomar medidas para promover a sustentabilidade ambiental. Implantar a assinatura eletrônica é uma dessas ações”, acrescenta Selbach.

Tendência no mercado

Um levantamento de 2020 do Fórum Econômico Mundial aponta que 48% dos colaboradores, possivelmente, devem trabalhar de forma remota em grande parte do seu tempo e 70% dos novos negócios ao longo da próxima década serão efetivados por meio de plataformas digitais.

Segundo o diretor de crescimento e tecnologia da Selbetti, Rafael Leopoldo, na nova dinâmica das empresas é fundamental para os negócios aderirem a uma plataforma que permite adaptações rápidas às mudanças no mercado com foco nas necessidades do cliente. 

“Uma boa solução protege de alterações indesejadas após a assinatura. Também garante que haja uma trilha de auditoria para autenticar a identidade do signatário, oferecendo segurança e proteções vitais. O S-Sign fornece todos esses atributos e muito mais”, afirma o executivo.

O Grupo Selbetti tem investido na evolução da plataforma Satelitti, solução 100% em nuvem, com foco em aplicações combináveis de Gestão de Documentos (ECM), Automação de Processos (iBPMS), Automação de Tarefas (RPA) e Assinatura Digital e Eletrônica (S-Sign). 

“Essa integração é a base do que oferecemos aos nossos clientes com soluções end-to-end, integradas para otimizar todos os pontos de um processo”, destaca Rafael Leopoldo.

Para mais informações: https://selbetti.com.br/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *