Solução de Security Operations Center assume importância estratégica para as empresas

Diante dos crescentes casos de roubos de dados no mundo corporativo, plataforma presta serviços de detecção e resposta a brechas e incidentes de segurança

Conforme grandes empresas de todos os setores da economia mundial passam a ser alvos de invasões, entrando nas manchetes de jornais pelas altíssimas quantidades de dados roubados ou valores de resgate, o investimento em um plano robusto e inteligente de cibersegurança tem se mostrado fundamental.

Para a ISH Tecnologia, empresa 100% nacional especializada no setor, a aposta tem sido no conceito de SOC – Security Operations Center (Centro de Operações de Segurança). Trata-se de uma plataforma que presta serviços de detecção e resposta a brechas e incidentes de segurança.

Até o fim de junho de 2021, cerca de 70% dos fechamentos de contratos da ISH foram relativos às soluções e produtos de cibersegurança, revela Leonardo Camata, especialista em cibersegurança da empresa.

“Esse número mostra como os recentes ataques a gigantes do comércio estão acendendo o alerta sobre a necessidade de uma rede de proteção forte”, comenta. Os outros 30% são referentes à implementação de soluções complementares de infraestrutura e armazenamento de dados em nuvem através da plataforma ISH Cloud.

Chamado de ISH Vision, o SOC da ISH já resolveu mais de 120 mil incidentes desde junho de 2020. “Nossa plataforma atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir que toda a atividade do cliente esteja monitorada e segura”, afirma Camata.

Espalhada em três das oito filiais da companhia, a plataforma conta com mais de 200 especialistas em segurança cibernética, e realiza cerca de 500 mil bloqueios de ataques por dia, além de aproximadamente 100 mil horas registradas de respostas a ataques.

Os números mostram que a procura por empresas e soluções de cibersegurança cresceu mais de 200% durante a pandemia. No caso brasileiro, existe a variável da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que, desde o início de agosto, pode multar em até 50 milhões de reais as companhias que não seguirem suas normas.

“A hora de se olhar com seriedade a cibersegurança é agora, e uma solução de SOC efetiva é um dos passos primordiais para que o plano seja eficaz e a segurança dos seus dados preservada”, finaliza Camata.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *